Os triatletas mirins de Cascavel, no Ceará, saíram da rotina para celebrar o encerramento da temporada 2022. Na segunda-feira (19), os alunos trocaram o “nada, pedala e corre” por um dia de diversão junto com os pais num dos parques da cidade. Depois, partiram para o último treino do ano, um cross triathlon realizado em meio à natureza, na terça (20). Os eventos marcaram um ano de conquistas importantes para o projeto.
A confraternização reuniu todas as turmas e familiares num clube com piscina e campo de futebol society. Além das brincadeiras, as crianças participaram de sorteio de brindes e receberam uma lembrancinha no final. Já o cross triathlon foi realizado numa região de mata próxima do local de treinos. Os alunos foram divididos em baterias de acordo com a faixa etária para cumprir um percurso que variava de 30 a 150m de natação no açude, 800m a 2,5km de bike e 500m a 1,5km de corrida em trilha de terra.
“A intenção era proporcionar momentos de descontração e confraternização para as crianças neste final de temporada, como um presente e também como uma forma de mantê-las empolgadas com o triathlon”, explica o professor Edvando Pascoal, do núcleo Cascavel da Escolinha de Triathlon. “Nossa grande conquista, neste ano, é ver o quanto o projeto mexeu com a autoestima de toda a comunidade. Cascavel hoje é reconhecida pela evolução no esporte e pelas conquistas das crianças em competições e eventos no próprio município e na capital, Fortaleza.”
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem mais um motivo para comemorar, em Cascavel. Treze alunos do projeto foram selecionados para o Programa Ceará Atleta – Bolsa Esporte, e vão receber uma ajuda de custo de R$200 por dez meses. O programa tem como objetivo incentivar financeiramente e favorecer o desempenho esportivo dos atletas que estão abaixo da linha da pobreza. Para participar, a criança deve ter no mínimo 10 anos e fazer parte de alguma escolinha de iniciação ao esporte.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
As ações seguem o compromisso do projeto com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, na Agenda 2030. Entre esses objetivos, estão a proteção à vida marinha e à vida terrestre, assim como ações globais de combate à mudança climática.
Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica da Escolinha de Triathlon segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores. Também faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há seis anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Cascavel, os alunos do projeto têm aulas de triathlon englobando as três modalidades do esporte (natação, ciclismo e corrida), de segunda a sexta-feira. Os alunos contam com uniformes, bicicletas e capacetes, além de serem orientados por professores de educação física auxiliados de monitor.
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio do Centro Comunitário do Coqueiro. O projeto tem patrocínio de Aço Cearense, Grupo Edson Queiroz, Lunelli e WestRock.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões