As rodadas 2 e 3 do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E acontecem nesta sexta e sábado (27 e 28) com o CORE Diriyah E-Prix 2023. Será a primeira rodada dupla da 9ª temporada e as únicas corridas noturnas entre as 16 corridas do calendário do Mundial de Carros Elétricos.
Inserida pela primeira vez no calendário da Fórmula E na quinta temporada do Mundial de Carros Elétricos, Diriyah chegou na categoria garantindo alguns marcos. Foi à primeira corrida do Gen2 – segunda geração de monopostos elétricos – e também foi a estreia do brasileiro Felipe Massa na competição, após 16 anos de Fórmula 1.
O primeiro eprix em Diriyah foi dominado pelo português Antonio Félix da Costa e sua BMW Andretti, que largou na pole e conseguiu se manter à frente dos demais para subir no degrau mais alto do pódio. Campeão da temporada anterior, o francês Jean-Eric Vergne ficou em segundo com sua DS Techeetah, enquanto o belga Jérôme D’Ambrosio ficou em terceiro com a Mahindra. Massa estreou na Fórmula E com um 17º lugar.
No ano seguinte, Diriyah teve sua primeira rodada dupla, em um fim de semana em que novamente a BMW Andretti brilhou. Alexander Sims foi pole nas duas provas, e enquanto na primeira corrida viu a vitória escapar por conta de um toque de Stoffel Vandoorne em uma disputa valendo a liderança, na corrida 2 ele não teve dificuldades e recebeu a bandeirada em primeiro.
No sétimo ano, Diriyah trouxe uma grande novidade para a abertura da temporada da Fórmula E, com as primeiras corridas à noite da história da categoria. Enquanto na corrida 1 a Mercedes ditou o ritmo com o holandês Nyck de Vries, que não desperdiçou a oportunidade e venceu a prova, a Jaguar respondeu com o domínio da corrida 2 com Sam Bird, no fim de semana de estreia do piloto britânico na equipe. Porém, no fim, o título da temporada ficou mesmo com o holandês da Mercedes.
Na temporada passada, novamente a abertura do campeonato foi com a rodada dupla de Diriyah, e pela primeira vez, um atual campeão da categoria estreou com vitória na temporada seguinte: De Vries tirou proveito nas ativações de modo ataque para superar seu companheiro de Mercedes, Vandoorne, e vencer a prova.
Na corrida 2, De Vries largou na pole e até conseguiu se manter por um bom tempo a frente dos demais. Mas acabou sendo superado pelos carros da Venturi de Lucas di Grassi e Edoardo Mortara, e depois levou a pior em uma disputa de posição com Jean-Eric Vergne, perdendo várias posições. A vitória ficou com Mortara, enquanto o brasileiro Di Grassi ficou em terceiro, em seu fim de semana de estreia na equipe monegasca.
Pilotos brasileiros chegam a Diriyah buscando repetir atuações do passado
O brasileiro Lucas di Grassi não tem do que reclamar da etapa de abertura da 9ª temporada da Fórmula E, realizada duas semanas atrás na Cidade do México. Em seu fim de semana de estreia na Mahindra Racing, ele cravou a pole position, liderou as primeira voltas do eprix e travou uma intensa batalha com outros adversários para assegurar o seu lugar no primeiro pódio da Era Gen3.
O campeão da terceira temporada do Mundial dos Carros Elétricos está bem consciente das limitações de seu carro, já que a Mahindra foi à equipe do grid que realizou menos testes até o momento. Ou seja: ainda está em um processo de evolução, e a tendência é melhorar a performance, principalmente no que diz respeito ao ritmo de corrida e gerenciamento de energia.
O retrospecto de Di Grassi em Diriyah é interessante, com dois pódios conquistados em sete eprix realizados no circuito de rua árabe. Inclusive na temporada passada, quando estreou pela Venturi após sete anos correndo pela Audi, conquistou um terceiro lugar na corrida 2, feito que ele repetiu em sua estreia pela Mahindra este ano na Cidade do México.
Já Sérgio Sette Câmara teve um início de fim de semana no México surpreendente durante as duas sessões de treinos livres, mas que não se repetiu no classificatório e na corrida, terminando a prova de abertura apenas com a 16ª posição.
Porém, apesar da frustração em sua estreia na NIO 333 Racing, o piloto mineiro chega a Diriyah com a lembrança de um de suas melhores atuações na Fórmula E, quando na corrida 2 do eprix árabe no sétimo ano, conseguiu largar em terceiro e chegou até a ficar em segundo lugar durante a corrida, a qual encerrou com um quarto lugar, seu melhor resultado na categoria.
Confira abaixo a programação do CORE Diriyah E-Prix 2023 (horário de Brasília):
Quinta-feira, 26 de janeiro de 2023:
1º treino livre – 11h55 – Transmissão no YouTube da Fórmula E
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023:
2º treino livre – 07h55 – Transmissão no YouTube da Fórmula E
Classificatório – 09h40 – Transmissão no BandSports
Corrida 1 – 14h – Transmissão no BandSports
Sábado, 28 de janeiro de 2023:
3º treino livre – 07h55 – Transmissão no YouTube da Fórmula E
Classificatório – 09h40 – Transmissão no BandSports
Corrida 2 – 14h – Transmissão na Band (TV Aberta) e BandSports