A segunda etapa da 9ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foi realizada nesta sexta-feira (27), pelas ruas de Diriyah, na Arábia Saudita. A primeira das duas corridas programadas para o circuito local foi vencida pelo alemão Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, após um total de 39 voltas. Esta é a segunda vitória do piloto no Mundial de Carros Elétricos.
O triunfo de Wehrlein foi impressionante. Afinal, ele largou em nono lugar e acabou superando adversário por adversário, até assumir a liderança após um disputa acirrada com Sam Bird (Jaguar TCS Racing).
Nas voltas finais, ainda foi preciso suportar a pressão de um adversário já conhecido por ele: Jake Dennis (Avalanche Andretti), vencedor da etapa de abertura realizada na Cidade do México, que, assim como Wehrlein, teve que escalar o pelotão após largar em 11º.
“É uma sensação incrível. Estou tão orgulhoso desses caras, inacreditável. Que carro eu tinha hoje. Quer dizer, do P9 ao P1, incrível, estou muito grato por ter essa equipe”, comentou Wehrlein no pódio após a vitória conquistada nesta sexta-feira em Diriyah.
“Temos trabalhado muito. Nós sempre lutamos para alcançar esse tipo de resultado. Tivemos alguns no passado, mas definitivamente este ano queríamos dar um grande passo à frente. Eu sei o quanto esses caras estão trabalhando, também estou frequentemente com eles e, especialmente depois dos testes em Valência, não estávamos tão fortes, então sei quantas horas todos dedicaram”, disse o piloto.
O pódio foi completado pelo britânico Sam Bird (Jaguar TCS Racing), que chegou a liderar a prova durante algumas voltas, mas não foi capaz de suportar a pressão dos dois adversários com powertrain da Porsche. Essa foi a 100ª corrida do piloto britânico na Fórmula E, marca que também foi atingida durante a prova de hoje por Sébastien Buemi (Envision Racing) e Jean-Eric Vergne (DS Penske).
Como foi a prova
Após conseguir a Julius Baer Pole Position em sua corrida de número 100 na Fórmula E, Sébastien Buemi (Envision Racing) conseguiu se manter à frente após a largada, assim como os demais pilotos que estavam próximos a ele na duas primeiras filas do grid.
Na disputa na curva 1 pela quinta posição, René Rast (NEOM McLaren) saiu do traçado para se defender de Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), que ao voltar a pista causou um pequeno congestionamento na curva dois. Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) acabou danificando a asa dianteira e, com isso, gerou a entrada do safety car.
Na volta seguinte, o carro de segurança voltou aos boxes e a corrida recomeçou. Com os carros novamente próximos, Sam Bird (Jaguar TCS Racing) aproveitou para ultrapassar Jake Hughes (NEOM McLaren) e assumir a segunda colocação. Logo, um novo duelo entre Bird e Buemi começou, assim como foi durante o treino classificatório.
Na volta 7, Bird não deu chances de defesa para Buemi na curva 1, colocou o carro pela linha de dentro e assumiu a liderança da prova. O piloto britânico, que também completou 100 e-Prix disputados nesta tarde de sexta em Diriyah (assim como Jean-Eric Vergne, piloto da DS Penske) já estava algumas voltas mais rápido que o suíço da Envision.
Na 10ª volta, alguns pilotos do pelotão intermediário começaram a ativar o Modo Ataque, como Jake Dennis, que aproveitou para garantir sua permanência no Top-10 após ter largado da sexta fila. Dan Ticktum (NIO 333 Racing) por sua vez, ativou o Modo Ataque e acabou perdendo a quarta colocação, sendo superado por Wehrlein, Rast e Evans.
Só a partir da 14ª volta que os pilotos do top-5 começaram a ativar o Modo Ataque, mas sem alterações nas posições. Três voltas depois, Hughes ativou a potencia extra e foi ultrapassado por Wehrlein e Rast, caindo para a quinta colocação.
Na volta 24, Buemi espalhou na curva 1 e Wehrlein aproveitou para assumir a segunda colocação. Assim como havia sido no e-Prix da Cidade do México, a Porsche novamente mostrou que tem um carro equilibrado e um poderoso powertrain.
Na volta seguinte, Wehrlein partiu para o ataque em cima do líder Bird, chegou a assumir a liderança na curva 1, mas levou o “x” do piloto britânico, que voltou a liderança. Apenas cinco voltas depois, o piloto alemão da Porshe enfim, conseguiu realizar a ultrapassagem e assumir a primeira colocação.
Também contando com a força de um powertrain Porsche, Jake Dennis deixou para trás os dois carros da McLaren e Buemi, assumindo a terceira posição com sua Avalanche Andretti, e então foi para cima de Bird, que na pouco tempo depois não suportou a pressão e foi alvo fácil para o vencedor do e-Prix da Cidade do México.
Nas voltas finais, Dennis foi para cima de Wehrlein e pressionou o adversário, mas não foi o suficiente para evitar a segunda vitória do piloto alemão da TAG Heuer Porsche na Fórmula E. Mesmo com o segundo lugar, o piloto britânico da Avalanche Andretti se mantém na liderança do Mundial de Pilotos, com um ponto a mais do que o vencedor desta sexta-feira em Diriyah (44 pontos contra 43).
Para os brasileiros, foi uma corrida sem grandes resultados. Lucas di Grassi largou sétimo, mas não conseguiu sair ileso da confusão causada por Mitch Evans na primeira curva após a largada. Com sua Mahindra Racing danificada, pouco conseguiu fazer para evitar as ultrapassagens de seus adversários e terminou a prova na 13ª colocação.
Por sua vez, Sérgio Sette Câmara largou em 14º e com um carro da NIO 333 Racing sem um bom ritmo de corrida, não teve condições de lutar por um lugar no top-10. Terminou a prova na 15ª colocação, atrás de seu companheiro de equipe, Dan Ticktum, que havia largado em quarto.
A próxima etapa da nona temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E será neste sábado (28), com a corrida 2 de Diriyah. A largada está programada para às 14h (horário de Brasília) e será a primeira prova da temporada com transmissão na TV Bandeirantes. Também será possível assistir pelo BandSports, e na Twitch pela Gaulês TV.