Em seu ano de estreia no Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, a NEOM McLaren já começa a escrever sua história de conquistas na categoria de carros elétricos, assim como já fez em diversas competições do automobilismo mundial. O time britânico conquistou neste sábado (28) a Julius Baer Pole Positon da corrida 2 de Diriyah, com Jake Hughes.
O piloto britânico, que também está em sua temporada de estreia como titular no grid da Fórmula E, tem sido um dos grandes destaques desde o início do campeonato, e simplesmente voou na final do classificatório contra Mitch Evans (jaguar TCS Racing) e conquistou sua primeira pole na categoria, com o tempo de 1min08s693.
“Ainda estou tentando me acalmar. Terceiro lugar nas duas primeiras corridas, e agora, a pole position. Consegui minha primeira pole e é muito especial! Tenho sido parte desse time a três anos e dedico essa conquista a eles”, comentou Hughes, que foi piloto reserva da Mercedes Benz EQ, equipe que foi adquirida pela McLaren na Fórmula E.
A largada da corrida 2 de Diriyah será neste sábado às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo na Band TV a partir das 13h40. Os fãs da Fórmula E também poderão assistir pelo BandSports e na Twitch pela Gaulês TV.
Como foi o treino classificatório
A sessão classificatória começou justamente com Hughes como o mais rápido na primeira metade da classificação do Grupo A, seguido de perto pelos dois carros da Envision Racing, comprovando que o powertrain da Jaguar consegue ser rápido nos treinos em Diriyah.
Atual campeão da Fórmula E, Stoffel Vandoorne (DS Penske) resolveu dar as caras e conseguiu cravar o segundo melhor tempo quando restava pouco mais de cinco minutos para o término do Grupo A. Jake Dennis, líder do mundial no momento, também conseguiu entrar no top-4.
Nos segundos finais do Grupo A, vários pilotos baixaram o tempo, causando uma alternância surpreendente e emocionante no top-4. No fim, Jake Hughes conseguiu ser o mais rápido do grupo, seguido por Sébastien Buemi, Stoffel Vandoorne (que pela primeira vez avançou aos playoffs nesta temporada) e Jake Dennis. O brasileiro Sérgio Sette Câmara chegou a conseguir entrar no top-4 nos segundos finais, mas foi superado pelos demais e ficou em sétimo.
O Grupo B começou com os carros da Mahindra se colocando no Top-4 (Oliver Rowland e Lucas di Grassi), mas na metade da sessão, Mitch Evans assumiu a ponta, seguido pelo vencedor da corrida 1 de Diriyah, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), além de Rene Rast (NEOM McLaren) e Jean-Éric Vergne (DS Penske).
Nos segundos finais, MItch Evans voltou a assumir a primeira colocação do grupo, seguido por Rast, Wehrlein e Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing). O brasileiro Lucas di Grassi errou em sua última volta rápida, e terminou apenas em 10º.
Com o final das sessões dos dois grupos, os playoffs ficaram com os seguintes confrontos:
Vandoorne vs Buemi
Dennis vs Hughes
Wehrlein vs Rast
Mortara vs Evans
No primeiro duelo das quartas de final, Buemi voltou a repetir um desempenho parecido com aquele que lhe rendeu a pole position no dia anterior na corrida 1, e não deu chances para Vandoorne, avançando para a próxima fase.
Hughes encarou o atual líder do campeonato e cravou uma volta impressionante, garantindo a sua presença na semifinal e mostrando a cada etapa que é um dos pilotos mais rápidos do atual grid da Fórmula E.
Assim como Hughes, Rene Rast também conseguiu uma volta na casa do 1min08 com sua NEOM McLaren e superou Pascal Wehrlein, avançando para a semifinal do classificatório. No último duelo das quartas de final, Evans derrotou Mortara.
Repetindo duelo que definiu a pole position de ontem, mas agora pela semifinal, Buemi e Hughes novamente ficaram frente a frente nos playoffs em Diriyah. Mas desta vez, o piloto da McLaren levou a melhor, voltou a andar na casa de 1min08 e garantiu sua presença na final.
Na outra semifinal, não deu para a McLaren. Evans não deu chances para Rene Rast e conseguiu colocar a Jaguar na final, após uma sexta-feira repleta de erros durante a prova.
Na final, a diferença ficou na casa de 0s104 entre os dois postulantes a pole position, sendo que Hughes foi quem ficou com a posição de honra do grid de largada. Lembrando que o piloto britânico está em seu primeiro ano na Fórmula E, temporada que também é a primeira do time de Woking no Mundial de Carros Elétricos.
Confira abaixo o grid de largada para a corrida 2 de Diriyah:
1º Jake Hughes/ NEOM McLaren
2º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing
3º René Rast/NEOM McLaren
4º Sébastien Buemi/Envision Racing
5º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche
6º Jake Dennis/Avalanche Andretti
7º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing
8º Stoffel Vandoorne/DS Penske
9º Sam Bird/Jaguar TCS Racing
10º Maximilian Guenther/Maserati MSG Racing
11º Dan Ticktum/NIO 333 Racing
12º Sacha Fenestraz/Nissan
13º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Team
14º Oliver Rowland/Mahindra Racing
15º Nick Cassidy/Envision Racing
16º Jean-Eric Vergne/DS Penske
17º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche
18º André Lotterer/Avalanche Andretti
19º Norman Nato/Nissan
20º Lucas di Grassi/Mahindra Racing
21º Kelvin van der Linde/ABT Cupra
22º Nico Mueller/ABT Cupra