Uma onda formada por 160 bikes invadiu a Ciclovia do Rio Pinheiros na manhã deste sábado (28). O passeio ciclístico Pedal das Capivaras – Pela despoluição de Rios e Mares, evento promovido pela Shimano, manteve a tradição de 12 anos, levou esporte, saúde, diversão e conscientização ambiental para os paulistanos, tanto os que pedalaram como os que assistiram – de longe ou de perto – e mostrou o colorido cenário das bicicletas em movimento por 10km na cidade de São Paulo.
“Globalmente, a Shimano tem buscado cada vez mais aproximar as pessoas da natureza. A bicicleta é sustentável, mas apenas incentivar o uso da bike no nosso dia a dia, não basta. Por isso, realizamos há 12 anos o Pedal das Capivaras, pela despoluição de rios e mares, e agora fizemos também uma operação de limpeza da Praia da Enseada, no Guarujá, com as crianças do Projeto Ondas e apoio da Secretaria de Meio Ambiente do município do litoral. Queremos passar aos pequenos também o conceito da pesca artesanal sustentável e transformá-los em mais multiplicadores”, explica Susana Martin, gerente de marketing da Shimano Latin America.
A edição da pedalada de 2023 partiu do bicicletário do Shopping Market Place, passando pela ciclovia da avenida Berrini até entrar pela rampa do Parque do Povo para chegar a ciclovia do Rio Pinheiros. Além do pedal, os ciclistas tiveram a oportunidade de acompanhar uma mini-palestra do Eduardo Rocha, coordenador de meio ambiente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A (EMAE) sobre a evolução do processo de despoluição do Rio Pinheiros.
Criado pela Shimano em 2011 com o objetivo de chamar atenção da comunidade do ciclismo e das autoridades para a necessidade de ações para a despoluição do Rio Pinheiros, o Pedal das Capivaras 2023 passeou por um cenário diferente, mais animador. Os bikers puderam constatar as melhorias em relação a qualidade da água e da própria ciclovia.
“A gente percebe que o rio está melhorando, principalmente pela fauna. Já mudou bastante desde o primeiro ano que participei do Pedal das Capivaras. É importante trazer essa discussão sobre despoluição para que as pessoas entendam a importância do rio para a cidade. Ele não é só um cenário que está ali, sujo, largado e que deve ser ignorado enquanto passamos por uma ponte. Ele é parte da nossa casa, como se fosse o quintal, e a gente tem que manter limpo e bem cuidado. Importante ter eventos como este, que popularizam esse debate”, afirmou Willian Cruz, cicloativista do site Vá de Bike.
“Ótimo evento, bem organizado, divertido, com pegada ambiental de introdução para quem não sabia sobre a despoluição do Rio Pinheiros e como a bike tem ajudado nesse processo. Tenho pedalado na ciclovia desde antes da estrutura melhorar. Tenho fotos segurando o nariz para mostrar o problema do mau cheiro. E acompanhei a mudança, especialmente de dois anos para cá. Hoje, vemos o rio mais limpo, com flores no entorno, paisagem mais confortável para pedalar . E não tem mais cheiro forte. Está cada vez mais atrativo para pedalar de forma segura”, complementou a jornalista Carolina Ercolin.
Da praia ao shopping – No retorno até o ponto de partida, no Shopping Market Place, a Shimano ofereceu coffee break e encerrou o evento com distribuição/sorteio de brindes para os participantes, que se inscreveram de forma gratuita no site do Clube SANTUU. A consultora ambiental Marianna Mennato participou do pedal e, no dia anterior, coordenou outra ativação da Shimano em prol da natureza. Nesta sexta-feira (27), o Beach Cleanup na Praia da Enseada, reuniu crianças de 7 a 14 anos para coletar resíduos deixados na areia. O evento teve parceria da ONG Projeto Ondas, do ex-surfista profissional Jojó de Olivença, apoio da prefeitura do Guarujá. A ONG recebeu uma bike da Shimano.
“As ações que a Shimano têm promovido são muito importantes. Ainda temos baixa acessibilidade em relação à educação ambiental e, desta forma, fizemos esse evento no Guarujá em auxílio a ONG Projeto Ondas, no qual ensinamos às crianças a importância da redução da geração e resíduos. E não só isso. Também a importância da separação e descarte correto. As crianças adoraram e foram guerreiras, pois recolhemos cerca de 40 quilos de lixo. Além disso, não geramos resíduos, pois ensinamos sobre compostagem, que é a reciclagem de material orgânico”, comentou Marianna.
O Pedal das Capivaras – Pela despoluição de Rios e Mares teve organização da Shimano, Shopping Market Place e Clube SANTUU, com patrocínio da Decathlon, apoio da academia Bodytech e parceria com a ONG Projeto Ondas e o projeto #seulixomeu.