O primeiro Jet Ski foi patenteado em 1973 pela japonesa Kawasaki e ganhou o mundo pela facilidade locomoção e diversão. A motoaquática surgiu após a empresa asiática buscar um produto para brincar na água. Anos antes, a canadense Bombardier, que já fabricava o Ski-doo para a neve, fez o um modelo para água, mas abandonou o projeto.
Surgiu então um motoqueiro chamado Clayton Jacobson, que após um acidente criou um jet com menos impacto e com menos riscos. A Kawasaki abraçou a ideia e ganhou o mercado, hoje já pulverizado. Na Barco Show 2023, os visitantes podem ver as novidades desse setor, como peças e equipamentos (novos e usados), bem como o primeiro jet ski de Jacobson.
Isso mesmo, o modelo original dos anos 1970 está exposto até o domingo (5) no Terminal Turístico de Salvador (BA), onde a feira é realizada. ”É um modelo especial, que mostra como a ideia foi visionária. Hoje é um brinquedo que ganhou popularidade e faz parte da cadeia produtiva do mercado náutico”, explicou Hugo Leonardo, CEO da Barco Show.
A maior feira do Nordeste reúne mais de 30 expositores na capital baiana. Entre eles está a Valette Boats, que apresenta os waveboats na Barco Show. É uma embarcação que utiliza da moto aquática acoplada a sua parte traseira como propulsão. Transforma em segundos um jet ski em uma lancha.
A Barco Show tem a exposição do considerado maior WaveBoat fabricado no Brasil com 19 pés e 640 kg. ”O próprio jet é o motor do barco e o wave consegue levar mais gente, até sete pessoas. Fica mais fácil e divertido transportar toda família para os passeios”, Vinicius Souza, CEO da Valette Boats.
”Chegamos na Barco Show para apresentar nosso modelo, 100% brasileiro. É o maior da categoria e conseguimos colocar acessórios preferidos dos brasileiros como varas de pesca e churrasqueiras”.
Um pack de jet ski mais o waveboat da Valette gira em torno de R$ 150 mil reais. Só o barco está na faixa de R$ 60 mil.