A Semana Internacional de Vela de Ilhabela, um dos principais eventos de vela do país, está mobilizando velejadores e a comunidade náutica para arrecadar doações em prol das vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo. Em parceria com o Yacht Club de Ilhabela, a campanha visa reunir roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, analgésicos, fraldas e mamadeiras, além de produtos de limpeza para auxiliar as pessoas afetadas pelas chuvas.
De acordo com as autoridades locais, a região já conta com mais de 1.500 desalojados e desabrigados, além de ter registrado pelo menos 48 mortes em decorrência das enchentes. Para contribuir com a campanha, os interessados podem fazer doações via PIX ou diretamente nos postos de coleta informados nas redes sociais do evento.
A iniciativa é importante não só para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas, mas também para unir a comunidade de velejadores em torno de uma causa nobre. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela é um evento tradicional que reúne os principais nomes da vela brasileira e internacional, e agora se torna um canal para ajudar aqueles que mais precisam.
Além disso, o evento serve como uma oportunidade para conscientizar os participantes sobre a importância da preservação da natureza e a necessidade de se adotar práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade. Com isso, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela se consolida não apenas como um evento esportivo, mas também como uma plataforma para promover o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável da região.
”Assim como em uma regata, o trabalho em equipe é fundamental para alcançar nossos objetivos. Vamos trabalhar juntos para ajudar as pessoas na ilha e principalmente nossos vizinhos de São Sebastião e Ubatuba que tanto precisam de nossa ajuda. Vamos mostrar que a comunidade de velejadores é uma força para o bem”, disse Mauro Dottori, do YCI.