Na manhã deste sábado (25) a Nissan conquistou sua primeira Julius Baer Pole Position na temporada 2022/23 do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, com o piloto franco-argentino Sacha Fenestraz, que largará na posição de honra do grid do EPrix da Cidade do Cabo, etapa que marca a estreia da categoria de carros elétricos na África do Sul.
Como tempo de 1min07s848, Fenestraz derrotou o alemão Maximilian Guenther (Maserati MSG Racing) na final do treino classificatório, cravando a pole position, a primeira de sua carreira na Fórmula E, e em seu primeiro ano como piloto titular na Nissan.
A segunda fila será formada pelos dois pilotos neozelandeses do grid da Fórmula E: Nick Cassidy (Envision Racing) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) ocupam a terceira e quarta colocação, respectivamente.
Mahindra e ABT estão fora do EPrix da Cidade do Cabo
No início da sessão classificatória, as equipes Mahindra Racing e ABT Cupra anunciaram que não vão participar do EPrix da Cidade do Cabo, por conta de um problema na suspensão traseira de seus carros, justamente no powertrain responsável pela recuperação de energia dos Gen3 com as frenagens.
Os carros das duas equipes não conseguiram lançar voltas rápidas durante as duas sessões de treinos livres, nas quais o brasileiro Lucas di Grassi até arriscou ir a pista, mas não teve nenhuma condição de participar dos treinos, alegando problemas com a traseira do carro.
“Uma investigação nos elementos da suspensão dos carros será feita quando o time voltar para o Reino Unido. A decisão também afeta a equipe cliente Abt. A segurança de nossos pilotos e demais equipes é o mais importante”, informou a Mahindra em seu comunicado oficial.
Desta forma, Lucas di Grassi pela primeira vez ficará de fora do grid de largada de uma corrida da Fórmula E na história da categoria de carros elétricos.
Como foi o treino
O grupo 1 foi a pista com o português Antonio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) conquistando a liderança nos minutos iniciais da sessão, seguido de perto pelo companheiro de equipe e líder do Mundial, Pascal Wehrlein.
Na tentativa de cravar uma volta rápida e assumir a liderança do grupo, Jake Hughes (NEOM McLaren) errou na curva e acabou batendo no muro. Após a escapada, o piloto britânico ficou parado na área de escape pro alguns minutos, mas logo depois, conseguiu retornar a pista.
Nos segundos finais, o cenário mudou. Cassidy anotou a volta mais rápida, porém acabou sendo superado por Fenestraz. Além dos dois, Wehrlein e Jean-Eric Vergne (DS Penske) também avançaram para as quartas de final. O brasileiro Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) ficou apenas em 10º no grupo 1.
No grupo 2, os pilotos da Jaguar começaram dominando e sendo os mais rápidos, mostrando a força do carro da equipe britânica nos treinos. Porém, Sébastien Buemi (Envision Racing) que também tem o powertrain da Jaguar, se mostrou um adversário constante durante toda a sessão.
O piloto suíço da Envision Racing ficou de fora da segunda sessão de treinos livres por conta de uma forte batida na curva 9 durante a primeira sessão realizada ontem, e viu nos segundos finais da sessão, Edoardo Mortara (Maserati MSG Racing) e Sam Bird escaparem no mesmo ponto do circuito, justamente na curva que é considerada a mais rápida desta temporada da Fórmula E.
Mortara escapou de traseira e bateu forte no muro. De imediato, foi acionada a bandeira vermelha, mas Bird que vinha em volta rápida acabou perdendo o controle de sua Jaguar na curva oito, também escapou de traseira e acertou o carro da Maserati.
Rene Rast (NEOM McLaren) ficou com o primeiro lugar do grupo 2, e avançaram para as quartas de final com ele, os seguintes pilotos: Evans, Buemi e Guenther.
Nas quartas de final, três dos quatro mais rápidos na fase anterior que seus adversários no mata-mata, avançaram para as semifinais, com a exceção de Rene Rast, que foi derrotado por Maximilian Guenther. Cassidy, Fenestraz e Evans avançaram.
Nas semifinais, Fenestraz derrotou Cassidy em uma disputa que só foi definida nos instantes finais, enquanto Guenther conseguiu superar a força da Jaguar e derrotou Evans, colocando a Maserati na final de um treino classificatório pela primeira vez na história da Fórmula E.
Na decisão do treino classificatório, novamente brilhou a estrela do piloto franco-argentino, que com o tempo de 1min07s848, cravou a Julius Baer Pole Position com a volta que é considerada a mais rápida da história da Fórmula E levando em conta o tempo e o tamanho do percurso.
Poucos minutos após o encerramento do treino classificatório, a Jaguar informou que não conseguirá fazer os reparos necessários no chassi do carro de Sam Bird e por isso, o piloto britânico está fora da corrida de logo mais na Cidade do Cabo.
A largada para o EPrix da Cidade do Cabo, primeira corrida da história da Fórmula E na África do Sul, será às 11h (horário de Brasília), e com transmissão ao vivo pela Band TV, BandSports, YouTube do site Grande Prêmio e também pela Gaulês TV na Twitch.
Confira abaixo a classificação final do treino classificatório do EPrix da Cidade do Cabo:
1º Sacha Fenestraz/Nissan – 1min07s848
2º Maximilian Guenther/Maserati MSG Racing
3º Nick Cassidy/Envision Racing
4º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing
5º Jean-Eric Vergne/DS Penske
6º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche
7º René Rast/NEOM McLaren
8º Sébastien Buemi/Envision Racing
9º Dan Ticktum/NIO 333 Racing
10º Sam Bird/Jaguar TCS Racing*
11º Norman Nato/Nissan
12º Jake Dennis/Avalanche Andretti
13º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche
14º Stoffel Vandoorne/DS Penske
15º Jake Hughes/NEOM McLaren
16º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing
17º André Lotterer/Avalanche Andretti
18º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing
19º Kelvin van der Linde/ABT Cupra**
20º Lucas di Grassi/Mahindra Racing**
21º Nico Muller/ABT Cupra**
22º Oliver Rowland/Mahindra Racing**
*a Jaguar anunciou que Bird estão fora da prova
**as equipes se retiraram do EPrix da Cidade do Cabo