A Globe 40, uma regata de volta ao mundo em duplas, iniciou sua última etapa na sexta-feira, 24 de fevereiro, na Port Louis Marina, na ilha caribenha de Granada.
Os barcos partiram rumo a Lorient, na França, numa perna de 3.600 milhas náuticas. A disputa de vela oceânica está em aberto, com dois veleiros Class40 com chances reais de título.
A competição estreou nesta temporada e passou por várias stopovers, incluindo a cidade brasileira de Recife. A última etapa, que durará três semanas, vai coroar o grande campeão após oito meses de competição, com a definição dos dois líderes, o SEC HAYAI e o AMHAS.
Segundo Manfred Ramspacher, organizador da volta ao mundo, “a regata tem uma tensão entre os dois líderes, e o último ato acontece oito meses após a largada e após sete etapas. Apenas duas posições de diferença na chegada podem inverter os papéis.”
A etapa de retorno de Granada terá várias fases complexas, como a passagem pelas calmarias dos Doldrums e sistemas de baixa pressão na aproximação à Europa. Com uma vantagem de apenas quatro pontos sobre o AMHAS, a vitória da tripulação holandesa na SEC HAYAI (Frans Budel / Ysbrand Endt) ainda está longe de ser confirmada.
Em caso de empate, as regras da federação entram em jogo, o que significa que o time com mais vitórias fica com o troféu (AMHAS tem 2, SEC HAYAI tem 1). Graças às suas três vitórias nas etapas anteriores, o japonês Masa Suzuki no MILAI Around The World acumulou um número suficiente de pontos (44 no início da etapa 8) para garantir um lugar no pódio.
A Globe 40 é uma regata de volta ao mundo com um total de 30 mil milhas náuticas de travessia, durante nove meses e 140 dias no mar. Esta competição é uma grande aventura e um desafio para os navegadores e suas equipes, enfrentando os mares abertos, os ventos e as correntes em uma das competições mais difíceis e emocionantes do mundo da vela. A próxima edição da Globe 40 promete ser ainda mais empolgante e emocionante, trazendo novos desafios para os competidores e fãs do esporte.
Foto: Globe 40