O biker Lucas Borba brilhou de novo. O atleta patrocinado pela Shimano conquistou o terceiro lugar na segunda etapa do circuito latino-americano de downhill urbano Cerro Abajo 2023, disputada neste final de semana, na Comuna 13 em Medellín, na Colômbia. Lukinha, como é conhecido, repetiu o resultado do Red Bull Valparaíso Cerro Abajo, no Chile, há três semanas.
A etapa colombiana do tradicional circuito de downhill urbano patrocinada pela Red Bull teve percurso de 915 metros, 415 degraus e desnível de 130 metros. Foi uma descida radical por dentro da maior favela em Medellín, a Comuna 13. Lukinha encarou as curvas fechadas, os trechos sobre telhados, as escadarias ‘Doña Flor’ e de Mosaico, a parte mais veloz no Viaduto e o salto ‘Banana Drop’, com técnica e coragem.
No final, ficou atrás apenas dos atletas “da casa”. A vitória ficou com o colombiano Juan Fernando ‘Juanfe’ Vélez, com o tempo de 1min25s039, seguido pelo compatriota Sebastian Holguín, 1s927 atrás. O brasileiro ficou 2s519 atrás do líder da prova, que assumiu a liderança do circuito. O Brasil teve mais um atleta no top 5, com Gabriel Giovannini terminando na quarta colocação.
“Foi uma prova animal, com um percurso relativamente curto, mas explosivo. A escadaria na parte final foi alucinante. Mais um pódio para o Brasil. Felicidade imensa estar no P3 no RedBull Medellín Cerro Abajo em outro pódio inédito, após uma atuação consistente. Vamos em frente e sigo extremamente agradecido por todas as energias e mensagens da galera, em especial a Shimano, pelo apoio que tem me dado. Que dia! Que prova! ‘Comuna 13 incríble!’, afirmou o biker de Ibirama, em Santa Catarina, sobre a terceira posição e finalizando sua declaração em espanhol. Ele usa óculos e sapatilhas Shimano e também tem patrocínio do Rio do Sul, Commencal, Nomad, Tuff Cycling, Maxxis e Riders Bike Shop.
O resultado de Lukinha o piloto que também é patrocinado por Rio do Sul, Commencal, Nomad, Tuff Cycling, Maxxis e Riders Bike Shop. Lukinha usa óculos e sapatilhas Shimano. ganha peso em função do alto nível da prova colombiana. Entre os europeus, destaque para o tcheco Tomás Slavík, campeão na abertura do circuito Cerro Abajo, no Chile; e o francês Adrien Loron – ganhador em Monserrate’2021. Representando a América do Sul, além dos brasileiros, estavam Pedro Ferreira, do Chile, dono de dois títulos em Valparaíso, e o equatoriano Mario Jarrín, entre outros.
A terceira e última etapa será em uma cidade estreante como sede da série de downhill urbano: Guanajuato, no México, dia 25 de março.