No último sábado (18), a dupla de Snipe formada por Juliana Duque e Rafael Martins conquistou a segunda colocação no Western Hemisphere & Asia Championship.
O feito garantiu mais uma vaga para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Agora terá uma seletiva em Arraial do Cabo (RJ) para definir quem vai!
Apesar de não terem conseguido o título, os baianos foram essenciais para a classificação do país.
O campeonato no Chile contou com a participação de 35 duplas, entre elas duas outras brasileiras.
Rafael Gagliotti e Matheus Goncalves terminaram em quinto lugar, enquanto Nick Pellicano Grael e Felipe Berardo ficaram em décimo.
As regatas foram disputadas na mesma raia onde ocorrerá o Pan em outubro.
Desde Toronto 2015, o Snipe tem adotado duplas mistas para as disputas, e Juliana Duque e Rafael Martins já foram medalha de bronze no Pan de Lima 2019 na mesma categoria.
“A classe Snipe mais uma vez garantiu presença no Pan. Nós mandamos três duplas para o Chile, sendo que a única dupla que poderia classificar o país era a Juliana Duque e o Rafael Martins, que era uma dupla mista como tem sido nas últimas edições do Pan”, disse Flavio Castro, Secretário nacional da classe.
Além da Snipe, outras modalidades da vela também já têm representantes brasileiros definidos para os Jogos de Santiago 2013.
Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis garantiram presença no Fórmula Kite, enquanto Matheus Isaac e Giovanna Prada estarão presentes com a bandeira do Brasil no IQFoil.
Martine Grael e Kahena Kunze também irão defender o ouro de Lima 2019 na 49erFX.
O Pan-Americano de Santiago será realizado de 20 de outubro a 5 de novembro.
No Pan-Americano de Lima 2019, no Peru, a vela foi a modalidade com mais conquistas para o Brasil, sendo cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela), filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional.