Neste último sábado (25), o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realizou a sua primeira etapa no Brasil, com o 2023 Julius Baer São Paulo E-Prix, no Sambódromo do Anhembi.
A equipe britânica Jaguar TCS Racing venceu a corrida com o neozelandês Mitch Evans, e ainda teve o britânico Sam Bird em terceiro. Nick Cassidy, piloto da Envision Racing que é equipe cliente da Jaguar, foi o segundo colocado.
23 mil fãs assistiram a uma corrida emocionante do início ao fim, com 35 voltas (31 previstas, mais quatro adicionadas após as entradas do safety car).
Evans deu o bote em seu compatriota na volta 32, conseguindo suportar a pressão para receber a bandeira quadriculada em primeiro lugar.
A liderança da prova alternou diversas vezes, com Cassidy sendo o piloto mais constante na primeira posição durante as entradas de safety car e nas ativações de modo ataque.
O atual campeão mundial Stoffel Vandoorne (DS PENSKE) largou na Julius Baer Pole Position e se manteve à frente nas primeiras voltas, se defendendo de António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche Formula E Team) durante a primeira rodada de ativação do MODO DE ATAQUE até a corrida chegar à metade de sua duração.
Vandoorne acabou terminando a corrida em sexto, enquanto Félix da Costa chegou a liderar em dois momentos distintos, mas acabou cometendo um erro na curva um que o fez cair para sétimo lugar.
A liderança da competição continua com a equipe de Fórmula E da TAG Heuer Porsche, seguida pela Envision Racing e pela Jaguar TCS Racing em terceiro lugar.
A corrida não teve bons resultados para os pilotos da casa, Lucas di Grassi (Mahindra Racing) terminou em 13º lugar e Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Team) em 17º lugar.
Ambos os pilotos elogiaram a pista e a estrutura criada pela Fórmula E dentro do Sambódromo do Anhembi, mas reconheceram que precisam melhorar o desempenho do carro para as próximas corridas.
Foto: Gabriel Heusi