Terminou neste sábado (10), em Armação dos Búzios (RJ), a disputa da Buzios Sailing Week, evento-teste para o Mundial da Juventude, principal campeonato internacional da vela jovem que será realizado na cidade fluminense em dezembro deste ano.
Com a presença de jovens velejadores em peso, o evento de veleiros monotipos reuniu mais de 50 barcos das classes 420, 29er, Snipe, Batera de Búzios, Star, Wingfoil e Dingue no Iate Clube Armação de Búzios (ICAB).
No último dia do campeonato, o vento mais fraco não impediu que os atletas fossem ao mar para definir em duas regatas os vencedores da Buzios Sailing Week. Entre as classes participantes, destaque para a 420 e 29er, que estarão no Mundial da Juventude.
A 29er, inclusive, tinha o título do Campeonato Sul-Americano em disputa durante o evento, que ficou com a dupla brasileira Guilherme Menezes e Fernando Menezes. O ouro da 420 ficou com Joana Gonçalves e Gabriela Vassel.
Além das regatas de alto nível, a Buzios Sailing Week serviu como oportunidade para os últimos ajustes rumo ao Mundial da Juventude, que será realizado entre os dias de 8 e 16 de dezembro.
O evento contou com a visitação do Events Manager da World Sailing – Federação Internacional de Vela, Pedro Rodrigues, que viu de perto toda a estrutura que estará à disposição para receber o Mundial.
”Em dezembro, vamos repetir o sucesso que foi em 2009 aqui em Armação dos Búzios, nesses fantásticos clubes que já estão prontos para receber esse grande campeonato que é o Mundial da Juventude, onde os melhores do mundo estarão reunidos”.
”A expectativa é aquela que temos sempre quando falamos de Búzios: o melhor vento do mundo, raias incríveis e um ambiente muito generoso, divertido e acolhedor”, previu Pedro Rodrigues.
”Tenho acompanhado a vela brasileira há muitos anos, eu gosto muito dos campeonatos daqui, e observo um aumento não só na quantidade, mas também da qualidade com o trabalho dos clubes e da Confederação Brasileira de Vela. A qualidade dos atletas e das regatas estão subindo bastante!”, elogiou o Events Manager da World Sailing.
O evento-teste para o Mundial da Juventude não teve a aprovação apenas da World Sailing, como também repercutiu positivamente entre organizadores e atletas participantes.
”Foi muito bom! Um campeonato difícil, com três dias de disputa onde o vento não estava tão forte, mas que proporcionou uma experiência positiva para nós atletas”, declarou Joana Gonçalves, vencedora na classe 420.
”O evento-teste foi perfeito, com condições maravilhosas para a competição, apesar do vento mais fraco que o usual. Todos ficaram muito empolgados com o que foi visto aqui, inclusive a World Sailing, que realizou todas as vistorias necessárias. Quase tudo pronto para receber o Mundial, vamos entregar um evento muito bacana em dezembro!”, declarou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela.
Búzios se fortalece como referência na vela
A Buzios Sailing Week, organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) em parceria com a Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios e Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), reforça o papel da região de Búzios como um dos atuais polos da vela brasileira.
Com toda a geografia a seu favor, a cidade agora conta com investimento público para tornar a modalidade uma referência local, que movimenta o turismo e a economia e ainda revela novos talentos para a vela brasileira. Além do Mundial da Juventude, em dezembro, a cidade vai receber o II Festival de Vela de Búzios, em novembro.
”Estamos resgatando a vela na nossa cidade com essa importante parceria com a Confederação. Mais um evento maravilhoso que atende o esporte, o turismo, a cultura e a educação! Vamos continuar com esse trabalho incrível para fortalecer ainda mais a modalidade na região e tornar Búzios a capital da vela”, disse Uriel da Saúde, Secretário de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos de Armação dos Búzios (RJ).
Mundial da Juventude será em dezembro
A 52ª edição do Mundial da Juventude será realizada em Búzios (RJ) de 8 a 16 de dezembro de 2023. O evento para velejadores de até 19 anos terá o município como sede pela segunda vez.
Em 2009, o Mundial foi marcado pela primeira conquista internacional de Martine Grael e Kahena Kunze, que ficaram com o ouro na classe 420. O Brasil soma ao todo 16 medalhas na história da competição. A primeira medalha foi obtida por Robert Scheidt na classe Laser em Largs, na Escócia, em 1991.
As regatas do Mundial da Juventude devem reunir mais de 600 atletas e treinadores do mundo todo. A cidade de Búzios (RJ) deve abrigar mais de 900 pessoas durante o campeonato. As classes em disputa serão: ILCA 6, 420, 29er, Nacra 15, Fórmula Kite e iQFoil.
Apoio à vela Jovem
A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto ao Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.
O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).
O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.