Um emocionado André Baran conquistou na noite deste sábado (17) o título do ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB. Ao lado do parceiro russo Nikita Burmakin, na quadra central da PlayTennis, centro esportivo localizado na Arena BRB BSB, no Distrito Federal, o catarinense derrotou o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, por 5/7, 6/3 e 10-7, em 1h40min.
Baran – número 1 do Brasil e quinto no ranking mundial – e Nikita – sexto do mundo -, cabeças de chave número 3, comemoraram o segundo Sand Series da dupla – venceram também em Ribeirão Preto (SP) em abril. Este é o 23º título da carreira de Baran. E a terceira conquista de Baran e Nikita juntos no ano – campeões também em Abu Dhabi e em Ribeirão Preto. Agora, são cinco títulos da parceria, três BT 400 e dois Sand Series.
Os cabeças 2, Gianotti e Spoto, três e quatro do mundo, saíram na frente no jogo. Baran e Nikita – vice-campeões no ano passado – foram em busca da reação para comemorar o título, vencendo de virada. Um abraço emocionado da dupla marcou o final da partida e a conquista.
“Muito feliz com essa vitória. Gratidão de estar aqui. Quero agradecer muito a minha equipe, ao Praia Clube, a todos meus patrocinadores, e a todos que sempre estão do meu lado. Obrigado Deus, obrigado meu parceiro Nikita. Trabalhamos muito duro para chegar a este título. Agradeço a todos que torcem por nós, todos que assistiram às transmissões, enviaram mensagens, todo o carinho e energia positiva é incrível! Também parabenizar os adversários pelo jogo de alto nível” afirmou Baran.
Nikita também não escondeu a emoção. “Uma final difícil. Fomos ficando fortes e jogamos de forma agressiva. Muito feliz com o resultado. E deixo aqui meus parabéns à organização do torneio. Nos vemos no próximo ano”, observou Nikita.
A campanha – Para chegar a essa final e ao título, Baran e Nikita venceram difíceis tie-breaks nas quartas de final e na semifinal. Neste sábado, na semifinal, um tie-break com muita emoção, em que viraram para chegar à segunda decisão seguida em Brasília. Baran e Nikita marcaram 6/1 e 7/6 (8-6) na dupla número 1 do mundo, o italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos – campeões em 2022.
Nas quartas, também um 7/6 (8-6), desta vez no primeiro set, diante de Theo Irigaray, da França, e Aksel Samardzic, de Aruba, vencendo depois o segundo set por 6/2. Nos demais resultados, a dupla marcou 6/2 e 6/3 na primeira rodada diante dos brasileiros Hugo Russo e Gabriel Santos e 6/3 e 6/2 contra os italianos Luca Brasini e Filippo Buccioli.
O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23 é o maior evento oficial de Beach Tennis do mundo. O torneio, que termina neste domingo (18), conta com um total de 700 atletas inscritos, entre profissionais e amadores, vindos de 13 países: Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Letônia, Porto Rico, Portugal, Rússia e Venezuela.
Sobre André Baran – O ex-tenista André Baran nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia (MG). Atual número um do Brasil e quinto melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais pela seleção brasileira de Beach Tennis, como medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia ANOC, no Catar, além de ser bicampeão mundial por equipes no Brasil e Rússia.
Na carreira, Baran conquistou outros títulos importantes da ITF nas duplas masculinas e mistas. Ao lado da parceira Rafaella Miller, comemorou o bicampeonato no Mundial de Terracina na Itália, além do ITF BT 400, em Balneário Camboriú (SC) e Sand Series em Ilhas Reunião. Em 2022, ao lado do atual parceiro russo Nikita Burmakin, foi campeão do ITF BT 400 em Valinhos (SP) e, também, em Laguna (SC). Agora em 2023, Baran e Nikita comemoraram os títulos do BT 400, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e do Sand Series Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. E foram campeões por equipe no Follow the Beach Copacabana.
Desenvolveu sua própria metodologia de ensino, que está presente no Praia Clube, em Uberlândia (MG) e, também, em Brusque (SC), na Sociedade Esportiva Bandeirante. Em parceria com a Alto Giro, Baran desenvolveu uma linha exclusiva de roupas que alia design, conforto e tecnologia. A Alto Giro, marca do grupo Recco Co que está no mercado há 34 anos na confecção de roupas fitness e praia, descreve a coleção de André Baran como sendo composta por “peças superconfortáveis e com uma qualidade incrível. De secagem rápida e com proteção UV, os shorts e camisetas te ajudam a transmitir a sua melhor versão no esporte”. A coleção assinada pelo número um do Brasil conta ainda com bonés, manguitos e agasalhos.