A terceira edição do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander abriu suas portas nesta sexta-feira (23). Às 12h, o Village da Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu os primeiros ciclistas para a retirada do kit e visita aos estandes da prova.
A etapa carioca será realizada no domingo (25), com largada às 6h, no Aterro do Flamengo, para os percursos de 55 km e 110 km. São esperados 1800 ciclistas para enfrentar os desafios da prova, que passa por pontos turísticos da cidade como Copacabana, Leblon e a Vista Chinesa.
Nas resenhas entre os ciclistas no Village do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander o assunto principal, é claro, foi a preparação de cada um para a prova. Atletas amadores de todos os estados do país estão escalados para os dois percursos.
Na largada prevista para 6h, a temperatura estará bem fria para os padrões cariocas abaixo dos 15 graus, mas no decorrer do percurso a tendência é esquentar batendo às 12h nos 28 graus. Não há previsão de chuva e os ciclistas, em média, devem pedalar o L’Étape Rio longo em 4 horas.
“Estamos em uma época aqui no Rio que ao amanhecer está bem frio para o carioca, então de início deve ser um pouco difícil, mas depois fica bem agradável para pedalar. Esperamos que não tenhamos vento contra no trecho plano, principalmente no retorno, ali no Aterro do Flamengo”.
”É preciso também ter atenção nas montanhas, pois devido à umidade da região, o asfalto pode estar molhado com o sereno na pista”, afirma Hugo Augusto Rodrigues, ciclista carioca de 26 anos, que pedala com uma Specialized.
Outro ponto alto da prova é a força do ciclismo feminino mostrando mais uma vez sua força em solo carioca. Depois de grande adesão de atletas mulheres no ano passado, elas voltam com tudo na edição 2023 do L’Étape Rio.
O número de inscritas se aproxima dos 30% do total da prova e a maioria começou a pedalar acompanhando os maridos ou filhos, ou até mesmo com outras amigas em assessorias esportivas espalhadas pelo país.
”A cada edição sinto que as mulheres conquistam cada vez mais seu espaço. Confesso que nem sempre estou super animada para competir, mas ao mesmo tempo sei a importância e influência que isso trás para outras mulheres! Seja competindo, concluindo um desafio ou mesmo pedalando por diversão, o rótulo que quiser utilizar para a prova”, contou a paulista Ana Paula Vecchete, da Specialized.
”O mais importante é mostrar que é possível a mulher chegar lá, desde que ela confie nela própria. Que ela tenha condições de entender que ela pode tudo, desde que ela queira”.
Saiba quais vias do Rio de Janeiro (RJ) serão interditadas – https://encr.pw/VIASDOLETAPE
Palestras
Nesta sexta-feira (23), os presentes tiveram a oportunidade de assistir a palestra com dicas de preparação e recuperação com Gregário Cycling convidando o especialista Felipe Tadiello, do Centro de Medicina Esportiva Samaritano. No sábado (24), o dia terá mais debates, briefing técnico, e encontros imperdíveis para os ciclistas.
Os participantes terão dois dias para a retirada dos kits no Village, que conta com a presença de mais de 35 marcas, além de estandes especiais, como o Museu do L’Étape Brasil, e uma programação de palestras relacionadas à prova e ao ciclismo.
Tudo isso com o objetivo de preparar os participantes da melhor forma possível para a esperada prova. Do outro lado, ciclistas vivem grande expectativa para pedalar nos cenários mais famosos do Rio de Janeiro, que, segundo a previsão do tempo, terão tempo limpo no domingo, com temperaturas amenas.
Programação de sábado, 24 de junho
9 às 20h – Village aberto para retirada de kit e visitação aos expositores
11h – Dicas de nutrição / Álvaro Pacheco e Rafael Brasília
11h30 – Quiz 2 / Leandro Bittar – Gregario Cycling
11h45 – Dicas de pacing / ritmo – Álvaro Pacheco e Walter
12h15 – Andando em pelotão / Leandro Bittar e Murilo Fischer
12h45 – Quiz 3 / Álvaro Pacheco – Gregário Cycling
13h – Técnicas de Subida / Leandro Bittar e Ricardo Alcici
13h30 – Técnicas de Descida / Álvaro Pacheco e Escalera CC
14h30 – Briefing Técnico / Fernando Cheles – Diretor Técnico do L’Étape Brasil
15h – Mesa Redonda / Comentários do Briefing Técnico – L. Álvaro Pacheco, Bruno Vicari e Fernando Cheles
15h45 – Quiz 4 / Leandro Bittar – Gregário Cycling
16h – Dicas de setup (quadro/roda) / Alvaro Pacheco e Uirá – Specialized
16h45 – Quiz 5 / Leandro Bittar – Gregário Cycling
Edição 2024 é confirmada no Rio de Janeiro
O dia de inauguração do evento também foi marcado pela confirmação da quarta edição do L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander. Em 2024, a organização divulgou que a prova retorna ao Rio de Janeiro, de 28 a 30 de junho.
As pré-inscrições já estão abertas para clientes Santander.
Parceiros L’Étape Rio by Tour de France presented by Santander
Além do Banco Santander, parceiro que dá os naming rights ao evento, outras grandes marcas estarão presentes nos três dias de evento. É o caso dos patrocinadores oficias, Medicina Esportiva Samaritano, Mitsubishi Motors, Specialized e Vivo.
Confira todos os parceiros e apoiadores do L’Étape Rio:
Naming Rights: Santander
Patrocinadores oficiais: Vivo, Medicina Esportiva Samaritano, Mitsubishi Motors e Specialized
Incentivo ao esporte: Secretaria de Esporte e Lazer e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Marcas oficiais: Café 3 Corações, Água Fresca e Probiotica
Fornecedores oficiais: ASW e Shimano
Parceiro oficial: FOTOP
O L’Étape
É a terceira vez que o L’Étape estará no Rio de Janeiro e essa competição é a segunda etapa do L’Étape Brasil by Tour de France presented by Santander. A primeira prova do calendário de 2023 aconteceu em abril, na cidade de Cunha (SP).
Já a terceira será em Campos do Jordão, em setembro. Em abril de 2024, haverá nova edição em Cunha. O L’Étape Brasil é voltado para os ciclistas amadores e tem a chancela do Tour de France, uma das maiores competições de ciclismo de rua do mundo.
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Com três etapas no país, o evento só perde para o México em números de provas chanceladas pelo Tour de France.
O L’Étape by Tour de France possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebe as etapas amadoras estão: México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
Sobre o Tour de France
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.
O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.
Foto: Corroh Gomes
—