Os alunos do Instituto Etiene Medeiros (IEM) tiveram a oportunidade de vivenciar momentos muito especiais no sábado (11). A convite do Banco BV, os meninos e meninos participaram da etapa de Recife do STU National 2023 (Skate Total Urbe), o Circuito Brasileiro de Skate. Acostumados ao dia a dia da natação, puderam interagir por algumas horas com outro esporte. O evento multicultural movimentou o Skate Park, na capital pernambucana.
Ao longo da programação, os alunos conferiram diferentes atividades, como a ativação no estande do Banco BV, patrocinador do evento e, também, do IEM. Todos saíram com chapéus customizados e aproveitaram para pegar autógrafos dos skatistas. Eles também acompanharam as competições e viveram toda a experiência do STU Recife. A cidade foi sede do Circuito pelo segundo ano seguido.
“Levamos 20 meninos e meninas para o STU Recife, que puderam conhecer a estrutura do evento, os bastidores, skatistas profissionais, assistiram à competição. Foi uma verdadeira imersão no universo do skate, mas não só isso. Eles participaram de intervenções artísticas e ampliaram a perspectiva com outras culturas”, destacou Mayara Araújo, diretora do IEM.
“Prazer enorme receber os alunos aqui para que conhecessem todo o universo, a magia do skate, que não é só esporte, é uma cultura geral”, afirmou Ludmila Fróes, da assessoria de comunicação do STU National, que recebeu o grupo do IEM.
IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social – O IEM, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros, reúne um total de 160 alunos, unindo educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.