Jogador agenciado da Pro Sports Brazil disputa a Superliga italiana pelo Gas Sales Bluenergy Piacenza
A Seleção Brasileira de vôlei pode ganhar um retorno de peso para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris: Yoandy Leal. O jogador, que vive um grande momento pelo Gas Sales Bluenergy Piacenza, na Superliga da Itália, afirmou essa semana que deseja voltar a atuar com a camisa verde e amarela e ajudar na busca por mais uma medalha olímpica.
Atualmente, o ponteiro cubano naturalizado brasileiro tem sido o destaque do seu time em uma das ligas mais fortes do mundo. Na vitória no clássico contra o vice-líder Perugia, no início de fevereiro, Leal anotou 24 pontos e foi eleito o melhor em quadra. As boas atuações do jogador ajudaram o Piacenza a ocupar a terceira colocação na fase classificatória – ainda em disputa – e despontar como um dos concorrentes ao título da temporada.
Agora recuperado das lesões e com a confiança em alta, o ponteiro de 35 anos revela que pensa em um retorno ao time brasileiro que disputará os Jogos de Paris 2024, onde quer reescrever a sua história em Olimpíadas. Na sua única disputa de Jogos Olímpicos pelo Brasil, Leal não conseguiu subir no pódio. Em Tóquio (2021), o time chegou à disputa pela medalha de bronze, mas acabou superado pela Argentina na partida decisiva.
“Com certeza quero voltar a jogar pela Seleção do Brasil e brigar por uma vaga para estar no grupo que vai às Olimpíadas de Paris. Voltar a atuar com o grupo vai ser muito bom para mim. Espero ajudar a conquistar essa sonhada medalha olímpica!”, afirma o ponteiro.
O bom momento veio após períodos de dificuldade para Leal, que enfrentou lesões que não permitiam uma grande sequência de jogos. Em 2022/2023, o ponteiro teve um problema no ombro, mas conseguiu terminar a temporada em alta. Com isso, defendeu a Seleção Brasileira na Liga das Nações, mas começou a ter problemas nos joelhos que atrapalharam os seus planos.
“Isso me fez ter que tomar a decisão de sair da Seleção para me recuperar. Por isso, não consegui disputar o Mundial nem o Pré-Olímpico. Infelizmente, iniciei essa temporada na Itália com outra lesão, que me fez ficar parado cerca de um mês e meio”, relembra. “Nesse momento, estou me sentindo recuperado e bem fisicamente. Espero seguir assim por um bom tempo e ter mais sequência daqui para frente!”, completa Leal.
Um dos pilares para a recuperação foi a felicidade que o jogador encontrou na sua vida na Itália. Com a disputa da atual, já são seis temporadas atuando em uma das ligas mais tradicionais do voleibol mundial.
“A vida na Itália está muito boa! Estou muito feliz por estar jogando o campeonato daqui, onde meu time está indo bem até agora! Espero que a gente consiga um bom resultado no final. Estamos no caminho certo”, finaliza o ponteiro.