Vela olímpica brasileira terá 27 atletas em Palma da Mallorca, na Espanha
O 52º Trofeo Princesa Sofía será disputado de 29 de março a 6 de abril, em Palma de Mallorca, na Espanha. O evento, que reúne todas as classes olímpicas, conta com 27 atletas da Equipe Brasileira de Vela.
Em todas as categorias no Trofeo Princesa Sofía há pelo menos um barco brasileiro. O país já confirmou Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Kite) e Mateus Isaac (IQFoil) em Paris 2024. As vagas do Brasil na Nacra 17, 470, ILCA 6 e ILCA 7 estão confirmadas, mas os atletas não obtiveram o índice técnico estabelecido pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela em 2020.
”Este campeonato é crucial para a preparação das equipes rumo a Paris 2024 e uma oportunidade para alcançar os índices necessários para as classes que já conquistaram as vagas”.
”A Equipe Brasileira de Vela mistura nova geração com atletas já consagrados e medalhistas olímpicos, pan-americanos e mundiais”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.
O Princesa Sofía existe desde os anos 1960 e se consolidou no calendário da vela como um dos principais evento do mundo, atraindo as classes olímpicas.
Maiores velejadoras do Brasil e atuais bicampeãs olímpicas na classe 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze conquistaram o ouro no ano passado. As brasileiras têm histórico de bom desempenho na competição, com os títulos em 2019 e 2023 e um segundo lugar em 2022.
Os brasileiros Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Maria do Socorro Reis correram na semana passada o Campeonato Europeu de Fórmula Kite, evento disputado em Los Alcázares, Mar Menor, na Espanha. O maranhense Bruno Lobo ficou em quarta, muito perto do pódio. ”Fico feliz com a evolução dos últimos meses. Estou andando cada vez mais na frente, brigando sempre entre os melhores”.
Depois de Palma, a Semaine Olympique Française Hyères 2024 define as últimas vagas olímpicas estarão em jogo para as Classes que não se classificaram.
Parte dos atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica com parceria da CBVela. O objetivo é a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.
Classe 470:
Juliana Duque / Rafael Martins
Luisa Gandolpho / Antonio Gandolpho
Henrique Haddad / Isabel Swan
49er:
Marco Grael / Gabriel Simões
Gustavo Abdulklech / Nicolas Bernal
49er FX:
Martine Grael / Kahena Kunze
Formula Kite Masculino:
Bruno Lobo
Lucas Fonseca
Formula Kite Feminino:
Maria Do Socorro Reis
ILCA 6:
Gabriella Kidd
ILCA 7:
Bruno Fontes
Antonio Cavalcanti Rosa
Frederico Francavilla
iQFOil Masculino:
Mateus Isaac
Guilherme Plentz
iQFOil Feminino:
Giovanna Prada
Bruna Martinelli
Nacra 17:
Samuel Albrecht / Gabriela Nicolino
João Siemsen / Marina Ardnt
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Foto: Sailing Energy