Novo campeão mundial ficou com o título mundial de carros elétricos
O alemão Pascal Wehrlein, o mais recente campeão mundial da ABB FIA Fórmula E, compartilhou recentemente suas percepções e experiências em uma coletiva de imprensa internacional após sua vitória no campeonato no último final de semana em Londres.
O piloto da TAG Heuer Porsche conquistou o título da décima temporada da Fórmula E e garantiu que seu objetivo de vencer foi inabalável desde o início do ano, quando abriu vencendo o E-Prix da Cidade do México.
Em 16 provas, o jovem de 29 anos não pontuou em duas! Foram três vitórias e mais dois pódios. Na rodada que rendeu a coroa de campeão, Pascal Wehrlein completou sua 80ª corrida. Sua estreia na categoria foi na quinta temporada.
Mas foi preciso lutar para vencer as últimas corridas e ultrapassar na tabela os neozelandeses da Jaguar. “Para mim, era claro que precisava performar no meu mais alto nível possível…Já no ano passado fomos competitivos nas corridas, mas acho que este ano demos mais um passo.”
“Realmente merecemos vencer esse campeonato. Definitivamente fomos super competitivos e rápidos em diferentes tipos de pistas”, comentou o piloto.
Mesmo quando estava 20 pontos atrás, o piloto e a equipe mantiveram a crença de que poderiam reverter a situação, compreendendo a natureza imprevisível da Fórmula E. O apoio do companheiro António Félix da Costa foi fundamental nessa escalada. “Eu sempre acreditei que podíamos virar o jogo. Acho que as conquistas da equipe me trazem mais satisfação do que meus próprios sentimentos”, disse.
O alemão da TAG Heuer Porsche se tornou o primeiro de seu país a ser campeão da Fórmula E. As outras nações campeãs foram Inglaterra, Bélgica, Holanda, Portugal, França e Suíça. O Brasil teve dois vencedores: Nelsinho Piquet na primeira temporada e Lucas di Grassi na terceira.
“Minha carreira profissional começou muito cedo, mas sinto que isso é apenas metade dela ainda. Este título me dá muita satisfação e definitivamente quero adicionar mais títulos no futuro”, disse o alemão que estreou na categoria pela Mahindra. “A Fórmula E está evoluindo e ficando cada vez melhor e maior no futuro.”
A edição dez da Fórmula E teve pela segunda vez um E-Prix no Brasil, prova realizada em março deste ano em São Paulo (SP), mais precisamente no Sambódromo do Anhembi. Ainda neste ano, o mesmo local abre a 11ª temporada em 7 de dezembro.
Classificação final (completo aqui)
1º – Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) – 199 pontos
2º – Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) – 192 pontos
3º – Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) – 176 pontos
4º – Oliver Rowland (Nissan) – 156 pontos
5º – António Felix Da Costa (TAG Heuer Porsche) – 144 pontos
20º – Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) – 11 pontos
23º – Lucas di Grassi (ABT Cupra) – 3 pontos
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Foto: Formula E