As largadas do L’Étape Campos do Jordão serão apenas neste domingo (29) mas a cidade de Campos do Jordão (SP) já está no clima da maior competição de ciclismo de estrada do Brasil. Entre a última sexta-feira (27) e o domingo (29), o Campos do Jordão Convention Center recebe o Village do L’Étape.
O Village do L’Étape Campos do Jordão reúne grandes marcas e empresas com as últimas novidades para o público de milhares de pessoas que circulam por ali nos três dias de evento.
O espaço já é conhecido por ser o ponto de encontro dos atletas e ser onde a festa do ciclismo começa, além de retirarem seu kit atleta, poderão experimentar as novas tecnologias e inovações do mercado de bike apresentadas pelos estandes de patrocinadores e marcas parceiras. A entrada é aberta e gratuita a todos.
“Eu considero o L’Étape de Campos do Jordão um grande festival, um grande encontro entre ciclistas. Temos 334 cidades brasileiras representadas aqui, além de uns 15 estrangeiros. O Village faz parte deste festival. O Village é ótimo para a confraternização, uma parte muito importante para construir todo esse festival”, comenta Bruno Prada, CEO do L’Étape no Brasil.
Ao todo, o Village com 48 stands de patrocinadores ou expositores. Entre os três dias de evento (sexta a domingo), cerca de 9 mil pessoas passaram pelo evento. O local também é um hub para a compra de produtos oficiais do L´Étape.
“O Village de Campos do Jordão é histórico. Todo mundo espera por ele. Temos Villages também em Cunha (SP) e Rio de Janeiro (RJ), onde também há provas do L’Étape Brasil, mas este tem mais magnitude, com diversas marcas e todo mundo se encontrando. É um lugar que está na nossa história, onde todo mundo se prepara para o evento. É um lugar democrático. Tem muita gente que está fazendo turismo na cidade e vem para o Village consumir produtos mesmo sem ter vindo para Campos do Jordão por conta do evento, o que reforça a grandiosidade do Village” revela Fábio Bodra, CFO do L’Étape.
Premiação no Village
Neste sábado (28), o Village também contou com palestras, quizzes e podcasts. Outro momento que chamou muita a atenção foi a premiação pelo ouro de Cristiane Pereira da Silva. Em 2022, ela ficou com o segundo lugar na prova de Campos do Jordão (SP). No entanto, Fernanda Maceira foi pega no antidoping. Assim, mudou toda a classificação daquele ano.
“Estou bem feliz, não pelo tempo, mas pela vitória. Prefito que aconteceu e focar em ter vencido o evento, que hoje é o maior do Brasil. Foram dois anos de espera e luta, mas eu tinha certeza que uma hora iria dar bom”, conta Cristiane.
Há duas opções de percurso no L’Étape Campos do Jordão by Tour de France: um curto de 66 km e outro longo de 107 km. O trajeto menor terá 1.300 metros de altimetria, enquanto o percurso longo contará com 2.300 metros. O pelotão do percurso longo larga primeiro, às 6h, enquanto o grupo do percurso curto largará às 7h30.
O percurso
Há duas opções de percurso no L’Étape Campos do Jordão by Tour de France: um curto de 66 km e outro longo de 107 km. O trajeto menor terá 1.300 metros de altimetria, enquanto o percurso longo contará com 2.300 metros. O pelotão do percurso longo larga primeiro, às 6h, enquanto o grupo do percurso curto largará às 7h30.
Os ciclistas irão pedalar pela Serra da Mantiqueira, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Para melhorar o ambiente, a previsão do tempo para o horário da prova é de 18 graus e sem chuva, proporcionando uma pedalada de alta intensidade e qualidade.
Sobre o L’Étape Brasil
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.