No confronto entre brasileiros, após 2h30 de um jogo muito disputado diante do paulista Felipe Meligeni, tenista mineiro encerrou a gira sul-americana e, agora, deve disputar o quali do Masters 1000 de Miami
O mineiro João Menezes parou nesta terça-feira (16) na estreia do Challenger de Santiago, no Chile. Foram 2h30 de um jogo muito disputado, diante do paulista Felipe Meligeni, que marcou 2 sets a 1, de virada, com parciais de 5/7, 6/3 e 7/5 para avançar às oitavas de final. Menezes – atual número 3 do Brasil e 201 do ranking mundial – veio do quali e encerrou com esse torneio a gira sul-americana no saibro, que teve dois Challengers e três ATP 250. Agora, deve disputar o quali do Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos.
“Fiz um bom jogo. Hoje realmente foi muito detalhe. Eu tive dois match points, um deles com a bola que bateu na fita. Fiquei contente com o nível apresentado, mas com aquela sensação de querer mais. Estou voltando a jogar bem, voltando a me encontrar. Sinto que estou no começo de uma boa caminhada agora, de uma boa trajetória que vai vir aí pela frente”, explicou Menezes, que tem o patrocínio de BRB e apoio de Fila, Wilson e Shopping Uberaba.
“Apesar da derrota, estou feliz, além da forma como joguei, porque muito provavelmente vou entrar no quali do Masters 1000 de Miami. Então possivelmente, na quinta-feira (18), eu irei para Miami. No momento já estou um fora, a chance de disputar o quali é gigantesca”, completou.
No primeiro set, os dois tenistas mantiveram seus serviços até o empate em 5/5. Aí, na sequência, Menezes quebrou, 6/5, e sacou para fazer 7/5, saindo na frente no jogo. No segundo, Meligeni – número 4 do Brasil e 235 do mundo – conseguiu a quebra no segundo game, abrindo a seguir 3/0. Menezes devolveu o break no quinto game, 3/2, empatando depois em 3/3. Mas, com mais uma quebra, Meligeni fez 5/3 e fechou em 6/3 levando a partida para o terceiro set.
Um terceiro set equilibrado e muito disputado, decidido nos detalhes. Novamente foi Meligeni quem quebrou primeiro, 2/1, mas Menezes devolveu em seguida, deixando tudo igual. No décimo game, Menezes teve a chance de quebrar e fechar a partida em 6/4, com Meligeni salvando dois match points para manter o seu serviço. E, na sequência, com o break, passar à frente, 6/5, e fechar em 7/5 para seguir no torneio.
Gira sul-americana – O Challenger de Santiago encerrou a gira sul-americana de Menezes, que desde fevereiro disputou uma série de torneios no saibro. Jogou ainda o Challenger de Concepcion, no Chile, o ATP 250 em Córdoba, na Argentina, e os quali do ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e do ATP 250 de Santiago, no Chile.
Desde 2018, Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.