O judô brasileiro retorna ao tatame do Circuito Mundial IJF a partir desta quinta-feira, 17, para a disputa do Grand Slam de Tel Aviv, em Israel. A competição será dividida em três dias: quinta, sexta e sábado. Para a terceira saída do ano, a Confederação Brasileira de Judô convocou 17 judocas, em sua maioria, atletas que não disputaram as duas primeiras competições do ano (Portugal e Paris). O evento terá ransmissão ao vivo no site da IJF
No feminino, foram convocadas Natasha Ferreira (48kg), Thayane Lemos (57kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Luana Carvalho (70kg), Beatriz Souza (+78kg), Camila Yamakawa (+78kg).
Já entre os homens, o Brasil contará com Ryan Conceição (60kg), Willian Lima (66kg), Eric Takabatake (66kg), Jeferson Santos (73kg), Vinícius Panini (81kg), Marcelo Gomes (90kg), William Souza Jr (100kg), João Cesarino (+100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
Estreia de novatos
A Seletiva Nacional realizada no final do ano passado trouxe uma enorme renovação na seleção brasileira e marcou a chegada de atletas muito jovens à equipe principal. Em Tel Aviv, três “caçulas” da equipe nacional terão a oportunidade de encarar os melhores atletas do mundo em suas categoria.
No primeiro dia, destaque para a dupla Thayane Lemos, de 20 anos, que foi bronze nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, em 2021, e para Ryan Conceição, que tem apenas 19 anos e foi o campeão brasileiro Sub-21 no ano passado.
“Confesso que estou bastante nervoso por ser minha primeira competição internacional sênior. Espero dar o meu melhor e trazer medalha para nossa equipe”, projetou o jovem atleta da Associação Nagai de Judô, do Rio de Janeiro. Ele terá uma luta dura logo na estreia encarando o azeri Karamat Huseynov, cabeça de chave número um do evento e medalhista de bronze no último mundial sênior.
Na sexta, será a vez da peso Médio Luana Carvalho, também de 19 anos, entrar em ação.
“Estou bem confiante para essas próximas competições. Já tive experiências anteriores, lutando o Grand Slam de Brasília, em 2019, quando eu tinha só 17 anos, e ano passado lutei o Grand Prix de Zagreb. Sei que tenho condições de chegar e estou confiante”, projetou a judoca da Umbra/Vasco, do Rio de Janeiro, que tem como principal resultado a medalha de bronze no Mundial Júnior e o ouro no Pan de Cali 2021.
Confira abaixo a programação completa do Grand Slam de Tel Aviv:
Quinta-feira, 17
Preliminares – 6h
Finais – 12h
Natasha Ferreira (48kg/Sociedade Morgenau/FPRJ), Thayane Lemos (57kg/Instituto Reação/FJERJ), Rafaela Silva (57kg/Flamengo/FJERJ), Ryan Conceição (60kg/A.Nagai/FJERJ), Willian Lima (66kg/ECPinheiros/FPJUDO) e Eric Takabatake (66kg/ECPinheiros/FPJUDO).
Sexta-feira, 18
Preliminares – 6h
Finais – 12h
Tamires Crude (63kg/Instituto Reação/FJERJ), Ketleyn Quadros (63kg/Sogipa/FGJ), Luana Carvalho (70kg/Umbra-Vasco/FJERJ), Jeferson Santos (73kg/Olhar Futuro/FPJUDO) e Vinícius Panini (81kg/ECPinheiros/FPJUDO).
Sábado, 19
Preliminares – 6h30
Finais – 12h
Beatriz Souza (+78kg/ECPinheiros/FPJUDO), Camila Yamakawa (+78kg/Ass.Yamakawa/FJMS), Marcelo Gomes (90kg/Sogipa/FGJ), William Souza Jr (100kg/Minas Tênis Clube/FMJ), João Cesarino (+100kg/Instituto Reação/FJERJ) e Rafael Silva “Baby” (+100kg/ECPinheiros/FPJUDO)
Fonte: CBJ