Após um final de semana de desafios em Ilhabela, equipe terá reforço de Mateus Isaac, número 1 do mundo na classe IQFoil
A equipe Phytoervas 4Z encara neste final de semana mais um importante desafio pela primeira etapa da Copa Mitsubishi, evento de vela oceânica disputado em Ilhabela (SP). Depois de alguns contratempos na estreia, a tripulação está confiante na evolução do barco. As regatas decisivas serão disputadas no sábado e no domingo. E a equipe terá um reforço importante no time: Mateus Isaac, número 1 do mundo no ranking mundial de IQFoil.
Recentemente, Mateus conquistou o título da etapa espanhola de Cádiz do IQFoil Games. O velejador de 27 anos participou de cinco eventos durante a pré-temporada na Europa e ficou entre os três primeiros em quatro deles. Antes de Cádiz, o representante brasileiro na prancha ficou com o vice do iQFOiL International Games de Lanzarote, também na Espanha.
A medalha de ouro consolida Matheus Isaac na liderança mundial da IQFoil, a nova classe olímpica para Paris 2024. Será a estreia do atleta em um barco de competição.
“Estou bem feliz! Vou competir pela primeira vez de barco na vida. Uma grande oportunidade ainda mais ao lado dos meus amigos. Com certeza, sempre que estiver em Ilhabela com regata e espaço no barco Phytoervas 4Z, vou querer participar!”, comemorou Mateus Isaac.
Ele se junta ao grupo neste final de semana, onde o barco começou o evento com um terceiro lugar no último sábado, mas no dia seguinte enfrentou dificuldades e fechou em sétimo e décimo lugares, respectivamente. A categoria é liderada pelo Phoenix de Eduardo Souza Ramos.
“A expectativa é de evoluirmos. A primeira etapa na semana passada foi nossa primeira grande competição no ano. Começamos com uma regata de percurso com pouco vento e fizemos uma velejada dura. Poderíamos ter sido até melhores, mas pelas condições, com corrente forte, foi desafiador”, analisou Marcelo Sansoni, tripulante do Phytoervas 4Z.
Ele lembra que o vento médio de Sul no canal proporciono mais vantagem para os barcos não planadores, um desafio que o grupo terá de superar com o decorrer das regatas. Outro ponto de atenção está nas largadas.
“Podemos ser mais atentos nas largadas, sobretudo nas regatas de Sul, em que a corrente atrapalha bastante. Mas o entrosamento da equipe vai melhorando a cada regata. Esperamos que o grupo brilhe mais neste final de semana”, afirmou Sansoni.
Após o título da Copa ICS, na Regata Volta na Ilha das Cabras, no início de março, a tripulação do Phytoervas 4Z se juntou para o Circuito Ilhabela para repetir os bons resultados da temporada passada, que oficialmente começou em julho tradicional ‘sailing week’ de Ilhabela.
Na última etapa da Copa Mitsubishi de 2021, por exemplo, o Phytoervas 4Z acabou derrotando o favorito Phoenix. Além disso, levou o vice do Brasileiro de ORC, resultado muito acima do esperado para uma nova equipe de vela oceânica.
A Copa Mitsubishi tem na disputa três veleiros de competição do tipo S40. Além do Phytoervas 4Z, as equipes King e Inaê Amstel Ultra contarão com o mesmo modelo de veleiro.
A primeira etapa da Copa Mitsubishi Circuito Ilhabela de Vela segue no próximo final de semana com regatas decisivas no sábado (19) e domingo (20) e uma programação especial com shows e homenagens especiais.
No site oficial da competição, você encontra todas as informações sobre a participação do barco Phytoervas 4Z nas regatas da Copa Mitsubishi:
www.circuitoilhabela.com.br