Jogos de alto nível, os melhores jogadores do ranking, vindos de 17 países, grandes patrocinadores e diferentes atrações na arena montada na área externa do estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Finais serão hoje (sábado) no início da noite
Cinco dias de muita disputa e uma certeza: o Brasil, cada vez mais, é destaque no Beach Tennis. Seja por seus jogadores entre os melhores do mundo, seja pelas competições cada vez maiores e mais profissionais, seja pela verdadeira ‘febre’ que a modalidade se transformou no País. Neste feriado prolongado de Corpus Christi, o maior torneio oficial do mundo de Beach Tennis está sendo realizado no Brasil, mostrando a força desse esporte. O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 levou a praia até Brasília (DF). Desde quarta-feira (15) e até este domingo (19), os principais atletas do mundo – no masculino e no feminino – estão na capital do País. E o que se tem visto é um reflexo do atual momento que a modalidade vive no Brasil. De crescimento.
Uma enorme estrutura foi montada na área externa da Arena BRB Mané Garrincha – elogiada por todos -, grandes patrocinadores apoiam o evento, com alto nível técnico dos jogos. No total, com o qualifying e a chave principal, o torneio reúne 120 jogadores no profissional, de 17 países, e conta, ainda, com 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.
E quem frequenta a arena vive uma experiência que ultrapassa as disputas em si. Mais do que um torneio, os organizadores buscaram proporcionar uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais. Tudo isso em um espaço de 10.000 m², com 11 quadras. Duas delas com arquibancada. Uma para 500 pessoas e outra uma superquadra para 2.000 pessoas.
O Brasil é, hoje, o centro mundial do Beach Tennis, o esporte que mais cresce no planeta. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008.
No ranking mundial, entre os 20 melhores, sete no masculino e oito no feminino são brasileiros. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competição do Distrito Federal. O torneio em Brasília conta com a maior pontuação e a maior premiação da temporada.
No ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, nomes como Vitória Marchezini e Marcela Vita, oitavas do mundo, atuais campeãs, mostraram essa força do País, assim como Rafa Miller, quarta do ranking, e André Baran, sétimo do mundo, estes dois os melhores brasileiros no ranking mundial, no feminino e no masculino.
Os patrocínios e apoios também refletem a importância que o Beach Tennis tem hoje no País. O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 reúne nomes como Banco BRB, Decatlhon, Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Alto Giro, Coca-Cola Sem Açúcar, SESC, Grupo Lig, Reitec Fibra, Granado, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, Administração do Plano Piloto e Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
Esta é a segunda edição em Brasília que, depois do sucesso de 2021, eleita a melhor competição do ano pela ITF, voltou à capital do País ainda mais forte. “O Brasil vive um grande momento no Beach Tennis, que se transformou em uma verdadeira ‘febre’ no País. E poder realizar, pelo segundo ano consecutivo, um evento desse nível aqui, com uma estrutura ainda maior, é muito especial para a modalidade e para todos os que vivem o seu dia a dia”, destaca Bruno Ferreira, diretor do torneio.
Brasil na final com André Baran – A partir das 18h deste sábado (18) serão definidos os campeões do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22. E o Brasil está na final masculina com André Baran. O brasileiro Baran e o russo Nikita Burmakin, cabeças de chave 3, derrotaram na semifinal os atuais campeões do torneio, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, cabeças 2, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 7/5. E enfrentam na decisão os cabeças de chave 1, o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera e o italiano Michele Cappelletti – parceiro técnico da Decathlon – que ganharam de Maksimilians Andersons, da Letônia, e Gerard Rodriguez Querol, da Espanha, por 2 a 0, 6/1 e 6/4.
No feminino, a final será italiana, entre as duplas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, líderes do ranking e cabeças 1, e Sofia Cimatti e Nicole Nobile – cabeças 3. Cimatti e Nobile garantiram vaga ao derrotar as cabeças de chave 2, a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz – parceiras técnicas da Decathlon – por 2 a 0, parciais de 6/2 e 6/4. Já Gasparri e Valentini venceram as atuais campeãs, as brasileiras Vitória Marchezini e Marcela Vita, cabeças 4, por 2 a 1, 7/6, 6/2 e 10-6.
Uma das principais novidades para este ano é a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chega ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis. A empresa marcará presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.
O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 é evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.
Programação
Dia 18 (sábado) – Finais do masculino e feminino a partir das 18h
Dia 19 (domingo) – Abertura da arena às 9h até 18h – com quartas de final, semifinais e final de Duplas Mistas.
Acompanhe os jogos ao vivo: https://www.youtube.com/c/ProgramaPLAYBT/videos