Ao englobar ações sociais e corporativas, seja como palestrante, criadora de conteúdo ou embaixadora da Veolia Brasil, montanhista e primeira negra latino-americana a chegar ao cume do Everest no dia 23 de maio de 2021 personifica o conceito de ESG
O termo ESG é cada vez mais empregado no ambiente corporativo. A sigla, inglês para “Environmental, Social, Governance”, ganha tradução na voz de uma brasileira. A montanhista e ativista socioambiental Aretha Duarte aplica o conceito “Ambiental, Social, Governança” na prática, com ações que geram impacto positivo junto à sociedade por meio da ecologia, inclusão, diversidade e alta performance. Seja em palestras gratuitas para comunidades ou em apresentações contratadas junto a grandes corporações. Seja desafiando seus limites ao escalar as montanhas mais altas do mundo ou atuando como embaixadora da multinacional francesa Veolia no Brasil, ela se consolida como um dos rostos da nova geração de líderes do Brasil.
Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest, Aretha segue escalando outras montanhas pelo Brasil. Desde a conquista da montanha mais alta do mundo, dia 23 de maio de 2021, há pouco mais de um ano, não parou de trabalhar em prol de novas metas. Ergueu sua voz e usou sua imagem em mais de 300 palestras, entrevistas, lives, reuniões e participações em eventos sociais e esportivos. Sempre pronta a usar o próprio exemplo de superação e conquista para incentivar as pessoas, especialmente mulheres e jovens, a sonhar, acreditar nesses sonhos e trabalhar para que se tornem realidade.
“Costumo dizer que todos temos o nosso PIB, o Poder Interno Bruto, e é preciso investir emocional e fisicamente para realizá-lo. Em pouco mais de um ano, transformei o sonho de escalar o Everest em realidade e quero, com isso, mostrar que é possível alcançar objetivos, por mais ambiciosos que sejam. Entendo que minha história e postura após a escalada se enquadram no conceito de ESG, com a interconectividade entre cuidado socioambiental (1/3 dos US$ 67 mil para a Expedição Everest veio de reciclagem), alta performance (para a escalada dificílima) e planejamento e execução de metas (engloba toda a organização para chegar ao Nepal). Não podemos esquecer da representação quanto a diversidade e inclusão pelo fato de eu ser uma mulher preta”, avalia Aretha.
Sobre Aretha – Nascida e criada na periferia de Campinas, Aretha é formada em Educação Física e acumula experiência de mais de uma década no montanhismo. Já praticou o esporte em oito países. Além do Everest, escalou o Aconcágua, na Argentina (cinco vezes), o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador), entre outros.
Aretha conheceu a modalidade na faculdade, aos 20 anos, quando um professor da PUC de Campinas, quis apresentar esportes outdoor para os alunos do curso de educação física e os levou até a Grade6, operadora de montanhismo. Lá ela entendeu mais sobre como funciona o esporte e se apaixonou. “Fiquei pensando: ‘como nunca tinha ouvido falar neste tipo de esporte antes?'”, contou.
Entusiasmada, Aretha tentou se aproximar da empresa, fazendo cursos de escalada em rocha. Trabalhou de modo eventual em eventos corporativos, para em 2011 ser efetivada. A empresa faria a primeira expedição comercial ao Everest. Carlos Santalena e Rodrigo Raineri, na ocasião sócios e guias da Grade6, levariam os clientes para a montanha e convidaram Aretha para fazer parte do quadro de funcionários. “Daí em diante, comecei a praticar escalada, trekking e expedições. Em janeiro de 2012 fui pela primeira vez à alta montanha, no Aconcágua. Estive cinco vezes lá, quatro delas atingindo o cume de 6.962 metros. Desde então, ao menos uma vez por ano realizo expedições em altitude.”
Parceiros – Desde a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP, Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue, Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de porte expressivo.