Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest, Aretha Duarte decidiu contar essa história de superação aos desafios sociais e econômicos em livro. Da Sucata ao Everest, é a biografia da montanhista que, durante e após essa jornada assumiu definitivamente o papel de ativista socioambiental e líder ESG (Environmental, Social, Governance em inglês e Ambiental, Social, Governança, na tradução para o português). A partir do dia 15 de setembro, ela irá percorrer diversas cidades do Brasil na turnê de lançamento. No dia 23 de setembro, ela autografa seu livro na prefeitura de Campinas, sua cidade natal.
Com 164 páginas, Da Sucata ao Everest – A saga de Aretha Duarte foi escrita pelos jornalistas Débora Rubin e Rodrigo Grilo, em colaboração direta com a montanhista. A obra parte do Jardim Capivari, bairro da periferia de Campinas onde Aretha cresceu, até o cume da montanha mais alta do planeta, em uma saga inspiradora feita de garra, coragem, persistência, sonho e superação. Outro detalhe é a galeria de fotos e QRCodes para áudios gravados por Aretha Duarte diretamente do Everest.
Aretha integra o seleto grupo de 33 brasileiros que conseguiram atingir o cume do Everest. Entre eles, apenas sete são mulheres, a única negra. Antes dela, nenhuma pessoa negra. Em 23 de Maio de 2021, essa história mudou. Para atingir o seu “sonho grande”, ela ativou seu “PIB, o Poder Interno Bruto”, para usar dois termos muito utilizados por Aretha. Como o título do livro indica, a luta da montanhista começou junto ao trabalho de coleta de materiais reciclados para ajudar a completar o orçamento da viagem até o “topo do mundo”. Do total de US$ 67 mil exigidos para a Expedição Everest, 1/3 veio de reciclagem.
No retorno, a montanhista, que é formada em educação física e trabalha como guia na Grade6, usou seu exemplo e sua voz para assumir novos papéis, especialmente como ativista socioambiental, palestrante e representante da nova liderança ESG. Com isso, tem atraído parceiros que compartilham essa filosofia, como a Moove e a Veolia, da qual é embaixadora, e Decathlon. “Meu sonho grande nunca foi chegar ao topo do Everest. Meu sonho grande é garantir que transformações socioambientais e oportunidades cheguem às periferias, para que todos tenham o direito e as possibilidades de escolherem melhores caminhos para ajudar suas vidas e suas famílias.”
Turnê nacional – Aretha Duarte começa a percorrer diversas cidades do Brasil na turnê de lançamento da sua biografia a partir do dia 15 de setembro. Serão 13 encontros até janeiro de 2023 em lojas Decathlon. O primeiro evento será na loja do Morumbi, em São Paulo, entre 17h30 e 20h30. A entrada é grátis, mas a reserva pode ser feira pelo link https://www.sympla.com.br/evento/turne-de-lancamento-do-livro-da-sucata-ao-everest-a-saga-de-aretha-duarte-na-decathlon-morumbi/1703535. O livro é vendido a R$ 60,00 e pode ser adquirido pelo site da editora Dialogar (https://www.dialogar.net.br/product-page/da-sucata-ao-everest).
Além da capital paulista, as lojas de Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Maringá, Ribeirão Preto, Rio De Janeiro – Barra, Espírito Santo, Vila Velha, São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Campinas e São José dos Campos também irão abrir as portas para Aretha. Nos encontros, a montanhista irá contar um pouco de sua jornada e da criação de sua biografia, além de ler trechos emocionantes do livro distribuir autógrafos e posar para fotos, além, claro, do mais importante: fomentar a conscientização sobre práticas mais sustentáveis no esporte e na vida.
A identidade entre Aretha e a Decathlon surgiu naturalmente, já que ela levanta questões ambientais importantes, como a defesa do descarte apropriado de resíduos e uso de equipamentos produzidos de maneira sustentável. Em sua última expedição pela Bolívia, onde chegou ao topo do Monte Sajama, a montanhista utilizou equipamentos ecodesign da empresa, valorizando itens produzidos com menos impacto ambiental, sem deixar de lado a alta performance e tecnicidade.
“A mudança que eu espero do mundo precisa começar por mim. Foi com esse pensamento e foco que escalei o Monte Everest, entendendo que seria uma grande oportunidade para gerar conquistas coletivas e sustentáveis. Eu conto, no meu livro biográfico, como tudo isso se deu e, através da turnê literária, espero inspirar mais Arethinhas a ativarem seu Poder Interno Bruto e garantirem a realização dos seus sonhos,” afirma Aretha que, além de meninas, também é referência para outras mulheres que, assim como ela, sonham com novos projetos capazes de mudar suas vidas e seu entorno para melhor.
Parceiros – Desde a Expedição Everest, Aretha Duarte já trabalhou com as seguintes marcas: Magalu, Veolia, Loft, Ifood, Sebrae, Decathlon, Amazon, ICXP, Ford, YPO, Fazenda Futuro, BrasilPrev, SulAmérica, Dell, Stilingue, Unimed, CONGREGARH 2020, Abbvie, Patagonia, Fleury, Puc Campinas, Grupo Boticário, Carrefour, Sympla, Moove, entre diversas outras empresas de porte expressivo.