O setembro amarelo entrou no foco das ações coordenadas pelo Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões. A instituição, que coordena todos os 18 núcleos do projeto pelo País, quer colocar em evidência temas importantes para os adolescentes como depressão, automutilação e ideação suicida.
O objetivo do Instituto é reforçar a experiência pedagógica dos professores e proporcionar um espaço de acolhimento e segurança para os alunos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 90% dos casos de suicídio poderiam ser prevenidos pelo simples fato de se ter alguém com quem conversar.
Os dados da OMS apontam que apenas no Brasil são relatados 12 mil casos de suicídio por ano. É a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, no mundo. O cenário se agravou após a pandemia, com aumento de 50% nas tentativas de suicídio entre adolescentes de 12 a 17 anos, especialmente meninas, segundo uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC, dos Estados Unidos.
Por isso, durante o mês de setembro, a programação dos núcleos da Escolinha de Triathlon Formando Campeões prevê palestras com apoio de psicólogos e rodas de conversa com as crianças. A ideia é ajudar os treinadores e pais a identificar comportamentos que indiquem que algo não vai bem, e dar aos alunos um espaço aberto para discutir temas delicados para eles.
O Instituto
O Instituto Escolinha de Triathlon Formando Campeões foi fundado em 2021 como plataforma de apoio a um projeto de seis anos que já é referência na formação de crianças e adolescentes por meio do esporte. O intuito é unificar e expandir ações do projeto em todo o Brasil. A organização não governamental irá centralizar ações voltadas para o desenvolvimento social por meio do esporte em todo o Brasil.
A criação do Instituto é reflexo do sucesso da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Chancelado pela Confederação Brasileira de Triathlon, entidade máxima do esporte no Brasil, como modelo de FOMENTO, o projeto atende hoje 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados pelo Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Comprometido com a Agenda 2030 da ONU, o Instituto também se alinha ao ESG, do inglês Environmental, social and corporate governance, traduzida em português como Governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de critérios para mediar ações nos âmbitos ambiental, social e a governança dentro das empresas. Eles englobam as áreas de pobreza, nutrição, saúde, educação, água e saneamento e igualdade de gênero.
Saiba mais no site escolinhadetriathlon.com/instituto