A regata de volta ao mundo Globe 40 teve seu primeiro campeão decretado após a conclusão da última etapa em Lorient, França. O barco Sec Hayai da Holanda conquistou o título da circunavegação pelo planeta ao cruzar a linha de chegada em segundo lugar.
A última perna foi da caribenha Granada até Lorient, e o norte-americano Ahmas, único que tinha chance de tirar o título dos holandeses, venceu a etapa. No entanto, a estratégia do Sec Hayai de manter os adversários sob constante observação deu certo e o segundo lugar foi suficiente para a conquista da volta ao mundo dos Class40.
A dupla holandesa conseguiu administrar bem as dificuldades de uma travessia que durou desde junho de 2022 e passou por vários cantos do planeta. “O SEC HAYAI soube gerir todos estes aspectos com perfeição e sempre com bom humor tanto no mar como em terra”, disse Manfred Ramspacher, organizador da regata. “O resultado é esta vitória verdadeiramente exemplar, que realmente faz justiça a esta primeira edição da GLOBE 40”.
Os holandeses fizeram a regata final em 19 dias e 5 minutos, com apenas quatro horas de vantagem para os campeões gerais. Foram 29 pontos perdidos para o barco da Holanda contra 33 pontos perdidos para o dos EUA. Os japoneses do Milai ficaram com o bronze.
A prova Globe 40 começou em Tanger, no Marrocos, e passou por vários países do mundo, incluindo uma parada em Recife, Brasil, no início deste ano. A próxima edição está prevista para 2025.
A Globe 40 foi organizada pela Sirius Events, uma empresa com longa experiência em eventos náuticos, fundada em 2005 por Manfred Ramspacher após oito anos como presidente do Tour de France à la voile, o primeiro evento de vela tripulada na França nos anos 2000 com até 40 equipes e 1000 competidores por edição. A Sirius Events já organizou cerca de 45 eventos na França, Europa e internacionalmente ao longo dos últimos 16 anos.
Foto: Jean-Marie Liot