Com a realização de 32 jogos, o ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB, deu início nesta quinta-feira (15) à chave principal, no masculino e no feminino, no maior evento oficial de Beach Tennis do mundo. Para esta sexta-feira (16), no Distrito Federal, estão programadas as partidas das oitavas e das quartas de final. A rodada dupla começa às 9h e segue até 22h, definindo os semifinalistas. A partir das 15h serão realizadas, também, as disputas das categorias amadoras.
O primeiro dia, nesta quinta, foi de muita disputa, com o público marcando presença para acompanhar os melhores atletas do ranking mundial nas quadras da PlayTennis, centro esportivo localizado na Arena BRB BSB. O espaço foi especialmente montado para o torneio, com mais de 10 mil m².
No masculino, os atuais campeões, o italiano Michele Cappelletti e o espanhol Antomi Ramos, melhor dupla do mundo e cabeças de chave 1 do torneio, confirmaram o favoritismo e estão nas oitavas de final. Cappelletti e Ramos derrotaram os brasileiros Felipe Poffo e Nata Porte por 6/0 e 6/2. E mais uma dupla favorita avançou: o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, cabeças 2, não deram chances aos brasileiros Rodrigo Schaefer e Antonio Tremura, marcando 6/4 e 6/1.
“Boas lembranças de Brasília, com o título no ano passado. Chegamos com boa energia e confiança depois de jogar em Tucuruí, no Amazônia Open, e fomos bem na primeira rodada, diante de uma dupla que veio do qualifying e que joga muito”, afirmou Cappelletti.
Já a dupla brasileira formada por Fabrício Neis e Daniel Schmitt surpreendeu os cabeças 4, os italianos Doriano Beccaccioli e Tommaso Giovannini, vencendo por 7/5, 3/6 e 10-7 para seguir no Distrito Federal.
Maksimilians Andersons, da Letônia, e Mathieu Guegano, da França, cabeças 5, ganharam dos italianos Diego Bollettinari e Marco Faccini por 7/5 e 6/2. E em jogo entre parcerias brasileiras, Allan Oliveira e Thales Santos, cabeças 6, estrearam com vitória diante de Evandro Rosendo e Lucas Lima por 6/3 e 6/2. Giovanni Cariani e Gustavo Russo derrotaram Ralff Abreu e Matheus Belo por 7/5 e 6/1.
“Foi ótimo, maravilhoso estar de volta na quadra com o Thales. Conseguimos encaixar ao longo da partida, fazia tempo que não jogávamos juntos, isso conta, mas administramos, acalmamos os ânimos e fomos embora”, explicou Allan.
“Estreia é sempre tensa. Mas, conseguimos virar e vencer no primeiro set e, depois, entramos melhor nos pontos e aproveitamos as oportunidades para ganhar por 6/1 no segundo”, observou Russo.
Dupla de Brasília nas oitavas – E uma dupla de Brasília comemorou em casa a vitória e a vaga nas oitavas de final. Júlio Roberto Testa e Gustavo Ribeiro, que receberam wild card dos organizadores, ganharam de Mateus Moreira e Matheus Silva por 6/1 e 6/4.
Campeãs vencem – No feminino, vitórias das favoritas. No ano passado, a italiana Flaminia Daina foi campeã nas Duplas Mistas e Nicole Nobile nas Duplas Femininas. Agora, estão juntas em busca de mais um título e estrearam confirmando o favoritismo. Cabeças de chave número 2, Flaminia e Nicole marcaram 6/0 e 6/2 nas brasileiras Ana Clara Fialho e Fabiana Seixas.
“Meu primeiro título foi ao lado da Flaminia, em 2015, e é muito bom estarmos novamente juntas”, afirmou Nicole. “Realmente é muito bom voltar a jogar com a Nicole. Como estreia, acho que foi ótimo e agora é manter a mesma energia na próxima rodada”, destacou Flaminia.
Quem também ganhou foi Sofia Cimatti, da Itália, campeã em 2022 com Nicole. Jogando este ano com a espanhola Eva Palos, como cabeças 4, derrotou Lady Esther Guzman, da Venezuela, e Beatriz Rivera, de Porto Rico, por 6/3 e 6/0.
Já a dupla brasileira cabeça de chave 3, Sophia Chow e Vitória Marchezini, estreou vencendo as também brasileiras Tassia Sono e Isabella Sella por 6/0 e 6/1. Cabeças 6, as brasileiras Julia Nogueira e Marcela Vita ganharam de Manuela de Tommaso e Isabela de Souza, também do Brasil, por 6/1 e 6/1. Joana Cortez e Raquel Iotte (Brasil, cabeças 7) passaram por Brenda Brissac e Julia Cabral (Brasil): 6/2 e 6/0. As cabeças 8, Samantha Barijan e Isabela Garrido derrotaram Amanda Helminsky e Julianna Martins, ambas do Brasil, de virada, por 2/6, 6/1 e 10-4. E em um confronto Brasil/Itália, vitória brasileira com Fernanda Firmo e Isabelle Vecchi diante de Eva D’Elia e Verônica Visani: 6/1 e 6/3.
Setecentos atletas de 13 países – O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB, conta com um total de 700 atletas inscritos, vindos de 13 países – as chaves profissionais estão sendo disputadas por 280 jogadores e as amadoras por 420 beachtenistas. São atletas da Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, Letônia, Porto Rico, Portugal, Rússia e Venezuela.
O torneio segue até o domingo (18) e a expectativa é da presença de um total de 12 mil pessoas assistindo às partidas. As semifinais e finais da chave principal, no sábado (17), contarão com transmissão ao vivo da ESPN.
É a terceira edição do evento – um dos quatro torneios do calendário considerados como Grand Slam da modalidade -, que tem chancela da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da International Tennis Federation (ITF), com premiação total de U$ 50 mil (cerca de R$ 245.000,00).
Além dos jogos, há, também, muitas atrações para o público, com áreas de relacionamento e entretenimento exclusivas, Boulevard com grandes marcas, ativações com diversos brindes e a realização de ações sociais, ambientais e de fomento ao esporte ao longo do evento.
Brasil é o centro mundial do Beach Tennis – O World Tour Sand Series Classic engloba as competições mais importantes e com maior premiação do Beach Tennis, assim como são os Grand Slams do tênis. E o Brasil é o único que sedia dois torneios Sand Series: Ribeirão Preto (SP) e Brasília. França, Espanha, Alemanha e Estônia recebem os outros quatro. Dos 10 maiores campeonatos do calendário, entre Sand Series e BT 400, cinco são no Brasil. De 2021 para cá, o registro é de um aumento de quase 200% no número de praticantes no País, chegando a 1,1 milhão atualmente, dos 2 milhões que jogam em todo o mundo, colocando o Brasil como centro mundial do Beach Tennis.
O ITF Sand Series Brasília Classic Decathlon’23, apresentado pelo Banco BRB, tem patrocínio máster da Decathlon, patrocínio de Melia Brasil XXVI, SESC DF, Alto Giro e Corona, apoio da PlayTennis, Arena BSB BRB, Gatorade, Pepsi Black, Frooty Açaí, Grupo Lig e GDF – Governo do Distrito Federal. É um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização da ABAE – Associação Brasiliense de Apoio ao Esporte – e promoção da Zenith Marketing.
Programação
– Sexta-feira, 16/06 – 9h às 15h – Oitavas de final – Chave Principal Profissional; 15h às 22h – Quartas de final – Chave Principal Profissional; 15h às 22h – Categorias amadoras
– Sábado, 17/06 – 10h às 16h – Semifinais – Chave Principal Profissional; 18h30 às 22h – Finais – Chave Principal Profissional; 8h às 22h – Categorias amadoras
– Domingo, 18/06 – 8h às 18h – Categorias amadoras