Bicampeã olímpica na classe 49erFX ao lado de Martine Grael, Kahena Kunze vive um momento de desafios. Sem perder o foco na busca pela vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a brasileira esteve em Chicago (EUA), em junho, para disputar a primeira etapa da SailGP, uma das mais prestigiadas competições da catamarãs do mundo.
A partir deste sábado (8), o foco já é outro. As atletas disputarão o evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos de Paris, em Marselha, na França, na mesma raia olímpica em que serão desafiadas a tentar o tricampeonato no ano que vem. A próxima parada da SailGP acontecerá nos dias 22 e 23 de julho. Kahena está confirmada.
A velejadora, que carrega no sobrenome a ascendência alemã de seu pai, o campeão mundial Cláudio Kunze, encara a experiência em barcos grandes como uma oportunidade de enriquecimento. Na passagem por Chicago, ela desempenhou a função de estrategista do barco alemão Germany SailGP Team, um catamarã F50, em parceria com o alemão Erik Heil, medalhista de bronze na Rio 2016 e outras feras da vela.
A brasileira precisou superar condições desafiadoras, com direito a rajadas de vento de 37 km/h. Nos EUA, a vitória foi da equipe neozelandesa, que superou os barcos de Austrália, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos, além da Alemanha.
“Foi desafiador! Mas eu adorei a sensação das forças da natureza durante cada manobra. Foi algo épico. É muito mais fácil encarar um desafio novo quando você está velejando com pessoas que conhecem bem o barco. Eles me deram muitas dicas, como por exemplo sobre quando fornecer as informações ao Erik. Acho que essas experiências são sempre válidas e tenho muito a levar delas para a campanha olímpica no 49erFX”, contou Kahena.