A Fórmula E lançou ontem (12) em seu canal oficial no YouTube o documentário “Are We Go Green”, filme que conta a história da categoria de carros elétricos focada nos personagens centrais da quarta temporada (2017-18), a qual foi conquistada pelo francês Jean-Eric Vergne.
Atualmente em sua sexta temporada, a Fórmula E não poderia ter escolhido temporada melhor para mostrar seus bastidores, e o que faz dela uma competição interessante para os fãs de automobilismo, mesmo com tantas diferenças em relação as categorias já existentes.
A quarta temporada foi a última na qual a Fórmula E utilizou o Gen1, a primeira geração de monopostos elétricos, o que representa um marco para a categoria: de uma competição vista com desconfiança, para a “menina dos olhos” das principais montadoras do planeta.
Em pouco mais de uma hora e meia, a série nos mostra tudo que é preciso para entender a Fórmula E e seus objetivos, tudo isso indo além do que acontece nas pistas e explorando os pontos fortes e fracos dos personagens principais na história a ser contada.
A receita tem tudo que era necessário, na dose certa: da ideia questionável de uma “F1 sustentável” até a ousada execução por parte de Alejandro Agag, passando pela rivalidade entre os brasileiros Nelson Piquet Jr e Lucas di Grassi, a chance de Sam Bird se tornar protagonista no automobilismo, e a luta de um piloto já consagrado em se adaptar a um desafio totalmente diferente de tudo que ele já tinha visto (o três vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, André Lotterer), e que foi peça chave no sucesso de seu companheiro de equipe: o francês Jean-Eric Vergne.
Tudo está lá, sem mascaras, sem segredos. Todos são expostos, com seus sucessos e erros às claras, sem a polêmica que muitos amam, mas ainda assim está lá de forma nítida o quanto a vitória de um deles, incomoda os demais.
Para aqueles que possuem a curiosidade de saber todos os detalhes de como funciona um eprix, de onde vem à energia utilizada, e a corrida tecnológica entre os times que marcam presença no grid da Fórmula E, a série entrega esses detalhes de uma forma compreensível para o fã de primeira viagem.
Até mesmo alguns personagens extras ganham um momento de destaque que faz todo o sentido para o desenrolar da história, como o pai de Jean-Eric Vergne. Lendas do automobilismo mundial também dão as caras quando necessário, e até mesmo existe espaço para momentos emocionantes, quando JEV relembra a perda de seu amigo Jules Bianchi.
O que digo é: se você gosta de automobilismo, assistiu Drive to Survive da Netflix e gostou do que viu na série sobre a F1, você deve assistir Are We Go Green. E mais do que nunca, se você gosta de automobilismo, mas tem algum tipo de receio (ou resistência) com a categoria de carros elétricos, saiba que este filme é para você. E posso te garantir: vale a pena!
And We Go Green foi dirigido por Fisher Stevens (‘Before The Flood’, ‘Tiger King’ da Netflix ‘Dirty Money’, ‘The Cove’- vencedor do Oscar de melhor documentário) e Malcolm Venville, e produzido pelo ambientalista e ator vencedor do Oscar, Leonardo DiCaprio.