As Olimpíadas Especiais Brasil – movimento global sem fins lucrativos, centrado no desporto – assinou um convênio com o Projeto Maestro da Bola, do pentacampeão mundial de futebol Ricardinho. O presidente da OEB, George Millard, e a presidente da Maestro da Bola, Rosely Pozzi Rodrigues, uniram as partes, através de convênio, no dia 25 de maio.
O projeto Maestro da Bola – criado em 2017 – tem atuação nas cidades de Curitiba e Foz do Iguaçu (Paraná) atendendo crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade, deficientes e todos que necessitam de inclusão. Com a visão de inspirar a sociedade a adotar o esporte como filosofia de vida, promovem a formação de valores e contribuem no desenvolvimento esportivo e de cidadania.
Unidos pelo mesmo ideal, as instituições pretendem fomentar, divulgar e oferecer apoio em eventos esportivos, promovidos tanto OEB quanto pelo Maestro da Bola. Além de promover a capacitação e treinamento técnico – para profissionais já assistidos por ambas -, oferecendo engajamento e oportunidades de esportes inclusivos para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.
SPECIAL OLYMPICS BRASIL
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy – irmã do 35° presidente dos Estados Unidos John F Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: APLs (Atleta Líder), Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora Adaptada) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possui mais de 50 mil atletas cadastrados e mais de 19 mil atletas treinando e competindo durante todo o ano.
Filosofia
A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que os cercam.