Nadador capixaba está treinando desde o início do mês no continente europeu, com retorno ao Brasil marcada para o próximo domingo (30)
No município português de Rio Maior desde o início deste mês de agosto, o nadador João Gomes Jr. tem vivido uma rotina de treinamentos intensos no país europeu.
O capixaba faz parte do segundo grupo de atletas da natação que viajou para a Missão Europa, a qual esportistas de alto rendimento do Time Brasil realizam um período de preparação em Portugal. Sua volta ao Brasil está prevista para o domingo, dia 30.
“Fomos muito bem recebidos aqui em Portugal. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) montou uma estrutura muito boa para nos recepcionar, dando todo o suporte necessário”, conta João Gomes.
“O encontro com os demais integrantes da delegação, que já estavam aqui, só aconteceu depois dos dias de espera padrão, até sair o resultado do exame da Covid-19 feito em Portugal. E, quando aconteceu, a recepção foi das melhores possíveis. Clima de seleção brasileira”, completa o atleta do Esporte Clube Pinheiros.
A rotina em Portugal é normal para os atletas. Treinamentos em água, com pesos e recuperação. Em alguns dias, o trabalho em piscina é dobrado com a musculação. Em outros, é feito um treino de cada. Rotina parecida como no Brasil.
“Fora dos treinamentos, é algo atípico. Rio Maior é uma cidade bem pequena, então, não há muitas opções de lazer, além de um ou dois restaurantes, uma salina e um lago particular, para mudar a chave. Mas, basicamente, o pensamento é nos exercícios”, conta João Gomes.
Vídeo – Para conferir imagens da rotina de treinos de João Gomes Jr. na Europa, acesse o link: http://bit.ly/videojoaogomesjr.
Mesmo Rio Maior sendo uma cidade com poucos casos da Covid-19 e a vida ter voltado ao normal, dentro da medida do possível, o COB orientou os atletas a seguirem protocolos básicos, como sempre andar com álcool em gel e máscara.
“Estamos o tempo todo de máscaras. Sempre que entramos em qualquer ambiente temos álcool em gel e o limpador para os tênis. Evitamos entrar de tênis quando voltamos da rua para ir ao supermercado ou coisa assim. Em todos os momentos, o cuidado é grande.”
Com data e local definidos recentemente pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), o Troféu Brasil – Maria Lenk é a única competição confirmada no calendário nacional, marcado para 9 a 12 de dezembro, no Clube de Regatas Vasco da Gama.
“Ainda não há competição prevista neste segundo semestre na Europa, mas vamos treinando no mesmo ritmo. No Brasil tem uma data confirmada para o Maria Lenk, no Vasco da Gama. Caso não haja outro evento, o trabalho será feito pensando em estar na piscina no fim do ano e lutar pelo pódio”, finaliza o atleta, nascido em Vitória (ES).