O jogo 5 das finais do Oeste trouxe muita emoção, mas que acabou melhor para o Los Angeles Lakers que venceu por 117 a 107 o Denver Nuggets. Depois de uma crescente do time de Jokic e Murray no terceiro quarto, a franquia de LA se impôs com LeBron James anotando um triplo-duplo e sendo crucial para o triunfo a finalização da série em 4 a 1 e o título da conferência.
O JOGO
Os Nuggets souberam a falta que Nikola Jokic faz e viram isso da pior forma possível. Com três faltas logo no início do segundo quarto, o sérvio foi para o banco de reservas e viu o equilíbrio do jogo até então virar uma verdadeira liberdade para LeBron James e cia. Se o coadjuvante Alex Caruso era o nome do confronto, o camisa 23 dos Lakers conseguiu doutrinar com uma marcação mais baixa e menos física.
Para Denver, a falta de Jokic foi ainda mais sentida com o baixo rendimento de Jamal Murray que somou nove pontos e passou despercebido durante quase todo o primeiro tempo. Com isso, os Lakers mostraram todo o potencial e a experiência que os comandados de Frank Vogel possuem para vencer por 10 pontos ao final dos primeiros 24 minutos.
Na volta do intervalo, os Lakers mantiveram o forte ritmo mesmo com Jokic em quadra. Com todo o quinteto somando bem e em grande noite defensivamente, Los Angeles chegou a abrir 16 pontos de vantagem em um jogo que parecia tranquilo para o último quarto. No entanto, Denver conseguiu voltar para o jogo em uma recuperação impressionante e chegou a empatar o jogo em 84 a 84, mas uma bola de três pontos de Anthony Davis no final deixou novamente a franquia de LA na frente.
Mesmo com a reviravolta, os Nuggets não conseguiram manter o ritmo e aos poucos os Lakers voltaram a crescer no confronto. Com LeBron James como protagonista, a franquia contou com jogadores experientes para exercer o fator histórico para gastar relógio, provocar faltas e aos poucos confirmar a vitória diante do jovem elenco de Denver.
O QUE ESPERAR DAS FINAIS DA NBA
A segunda franquia que mais conquistou títulos na NBA volta a uma final após 10 anos. Dez, por sinal, é o número de vezes que LeBron James alcança a decisão da liga e busca o quarto título da liga. Com uma camisa histórica e um jogador histórico, os Lakers podem completar um dos maiores enredos da liga, mas precisará aguardar o vencedor de Boston Celtics e Miami Heat. Qualquer uma das franquias que vencer o Leste fará um grande e histórico jogo. O maior time e maior rival de LA ou o primeiro time em que o ‘King’ conquistou seu primeiro anel de campeão.