Depois da primeira etapa em Florianópolis, o IX Campeonato Brasileiro da Classe C30 seria retomado nesta quinta-feira (19) em Ilhabela, mas as condições do tempo impediram. Choveu e não ventou praticamente o dia todo na Capital Nacional da Vela. As regatas que definirão o barco campeão de 2020 serão disputadas até domingo (22) se o vento permitir.
O Caballo Loco lidera após vencer o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, em fevereiro. A seguir vêm, Kaikias Via Itália, Loyalty e Zeus. As regatas de sábado e domingo também serão válidas pela XX Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que tem como líder o barco local Kaikias Via Itália.
O Loyalty, de Porto Alegre, tetracampeão brasileiro como Loyal, traz a Ilhabela um reforço olímpico, André Fonseca, o Bochecha, que assumirá a tática da embarcação. “A C30 é uma das classes oceânica mais renomadas do Brasil. O nível técnico das tripulações é muito elevado. Por isso fiquei muito motivado para competir após o convite do Alex (comandante). Um dos desafios é superar o Caballo Loco”, afirma Bochecha, vencedor da etapa de Florianópolis justamente pelo rival Caballo Loco.
O Kaikias Via Itália lidera a Copa Suzuki com três de pontos de vantagem sobre o Loyalty e é o vice-líder do Brasileiro, três pontos atrás do Caballo Loco. “A Classe C30 não permite que uma tripulação se acomode com uma vantagem de dois ou três pontos. É muito equilibrada e você tem de manter a competitividade até a última regata. Agora é só aguardarmos melhores condições de vento”, espera o comandante do Kaikias Via Itália, Eduardo Mangabeira.
O líder do Brasileiro, Caballo Loco, terá como tático Juninho de Jesus, velejador de Ilhabela com vários títulos nas classes Snipe e HPE 25, e que há cinco dias conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro de Star no Rio de Janeiro. “O mais importante para a equipe é o Brasileiro de C30, um título inédito para o barco. O fato de eu ser da ilha ajuda um pouco, mas o que vai fazer a diferença é errar menos do que os adversários”, constata o eclético velejador ilhabelense.
Foto: Aline Bassi