Prova por etapas, realizada em Conceição do Mato Dentro (MG), fará estreia em 2021 e terá mais de 140 mil reais de prêmio aos ciclistas. O lançamento será online e transmitido ao vivo às 19h30, no Facebook e YouTube, com vários convidados e marca também a abertura das inscrições da prova
Um novo evento de mountain bike, que promete ganhar rapidamente os holofotes do ciclismo mundial. Essa é a prova Brasil Ride Espinhaço, que terá lançamento na noite deste sábado (5) em transmissão ao vivo. Às 19h30 (horário de Brasília), nos canais da Brasil Ride no Facebook e YouTube, a disputa será apresentada oficialmente e terá suas inscrições abertas no site www.brasilride.com.br. Ao lado de Mario Roma, fundador da marca, nada mais nada menos que Henrique Avancini, número 1 do ranking mundial, Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu, José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC, e o prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), Zé Fernando.
“Depois de dez anos, a Brasil Ride precisava de um novo desafio. Uma nova fase, uma nova era das ultramaratonas de mountain bike no País. O Espinhaço é uma reserva da Biosfera pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), e conta com uma quantidade enorme de trilhas em toda região, que nos fez ter a certeza que poderíamos proporcionar a todos atletas uma Brasil Ride única”, comenta Mario Roma, fundador da Brasil Ride.
“Após três anos procurando por todo o Brasil, Conceição do Mato Dentro foi eleita para receber a versão 2.0 da Brasil Ride. Para a realização da etapa do XCO já está sendo construída uma pista na cidade, que será nosso primeiro legado para esta região. O prefeito Zé Fernando nos desafiou para transformar a cidade no coração do Mountain Bike brasileiro. Somos movidos a desafios e a marca já está criada #CMDS2MTB”, completa Mario Roma.
A Brasil Ride Espinhaço será realizada entre os dias 2 e 6 de março, e contará com duas cidades-sedes: Conceição do Mato Dentro, distante 140 km do Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, que será responsável por sediar abertura e encerramento da competição, e o município vizinho de Congonhas do Norte. Na programação também estará a Maratona do Cipó, prova que encerra o evento no dia 6.
Uma competição que já nasce no calendário da União Ciclística Internacional (UCI) no formato Stage Race (corrida por etapas), com premiações exclusivas que totalizam mais de 140 mil reais para os atletas, maior premiação em dinheiro da história do ciclismo brasileiro. Ofertando 150 pontos no ranking mundial aos campeões das elites, será uma prova de etapas rápidas, em um momento estrategicamente importante para os ciclistas de alta performance.
A certeza é de um desafio intenso para os ciclistas, com cinco dias de competições na Serra do Espinhaço. A prova será por equipes, e se destaca pelo lindo visual, em um estado que é o berço do mountain bike no Brasil. Muita técnica e bastante intensidade são características, com etapas curtas, mas com altas velocidades.
Visando ciclistas profissionais e amadores, a Brasil Ride Espinhaço terá o total de 12 categorias: As oficiais, Open, Feminina, Mista, Master, Grandmaster e Corporativa. Além dessas categorias, existem seis premiações especiais: “American Jersey Masculina”, “American Jersey Feminina”, “Nelore, “Iron Rider”, “Guarini” e “E-MTB”, nesta que é a primeira ultaramaratona de mountain bike assistida nas Américas.