Jogo válido pela primeira rodada do Challenger de Concepcion, nesta terça-feira (16), foi diante do cabeça de chave 2, o eslovaco Andrej Martin. Agora, tenista mineiro vai em busca de uma vaga na chave principal do ATP 250 de Córdoba, no quali marcado para o fim de semana
No primeiro torneio da gira sul-americana pelo Chile e Argentina, o mineiro João Menezes – número 3 do Brasil e 189 do mundo – parou na estreia do Challenger de Concepcion, disputado esta semana, em quadras de saibro na cidade chilena. Nesta terça-feira (16), o eslovaco Andrej Martin – cabeça de chave 2 e número 103 do ranking mundial – marcou 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/2, em 1h20min. Do Chile, Menezes segue para a Argentina, onde, no fim de semana, disputa o qualifying do ATP 250 de Córdoba, em busca de vaga na chave principal do torneio com início na segunda-feira (22).
“Foi um jogo muito complicado para mim. Não consegui que a minha bola incomodasse o Martin. As condições aqui estão muito lentas. Saibro pesado, dia nublado, nível do mar. A minha bola ficou curta e deixei que jogasse confortável. Deveria ter jogado com a bola mais pesada e mais funda. Fica de ensinamento para a próxima, ter um pouquinho mais de pegada na bola, de peso e profundidade”, explicou Menezes, que tem o patrocínio do Shopping Uberaba e Wilson.
No primeiro set, Andrej saiu na frente, abrindo 3/1. Menezes reagiu e devolveu o break em seguida. Só que, com nova quebra na sequência, o adversário marcou 4/2 e manteve a vantagem para fechar em 6/3. O eslovaco voltou para o segundo set conseguindo novo break logo no primeiro game. E, com mais uma quebra, no sétimo, chegou a 5/2, sacando para vencer por 6/2 e seguir na disputa em Concepcion.
A gira sul-americana de Menezes, entre este mês de fevereiro e março, terá ainda os qualis dos ATP 250 de Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile), além de mais um challenger, também em Santiago.
Desde 2018, Menezes disputa torneios do circuito Challenger, tendo conquistado seu primeiro título em 2019, em Samarkand, no Uzbequistão. No ano passado, chegou à semifinal do Challenger de São Paulo (SP) e venceu a segunda etapa do Circuito BRB, em Brasília (DF), ambos em novembro, e disputou os qualis do Australian Open e de Roland Garros – neste com uma vitória.