O diretor geral do Comitê Olímpico do Brasil e campeão olímpico Rogério Sampaio e o gerente executivo de desenvolvimento esportivo Kenji Saito participaram da inauguração de uma nova etapa do Centro de Treinamento de Beisebol, em Ibiúna, São Paulo, nesta sexta-feira, dia 28. Após melhorias efetivadas com o suporte do COB, o galpão de rebatidas e o diamante do campo principal se tornaram os primeiros com grama sintética do Brasil.
As primeiras rebatidas foram dadas pelo presidente da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol Jorge Otsuka. “É o primeiro campo de grama sintética do pais. Ficou um espetáculo. Era um sonho antigo da CBBS e o COB nos proporcionou a realização desse sonho. O nosso Centro de Treinamento é de alto rendimento e um dos melhores da América Latina. Além disso, também mantemos 48 alunos, de 13 a 17 anos, que estudam e sonham em ser atletas profissionais”, disse Otsuka após a inauguração.
A sede abriga o Projeto Academia CBBS, que dá oportunidade aos jovens atletas de se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento. A expectativa é de que a iniciativa possa revelar atletas para a Seleção Brasileira.
“Foi uma grande alegria poder participar dessa inauguração tão importante da CBBS e uma felicidade encontrar tamanha estrutura para a modalidade. O Centro ainda concilia atendimento às crianças e jovens ao longo do ano, com moradia e alimentação, todos se aprimorando no beisebol. Muitos deles depois vão jogar em Ligas profissionais pelo mundo. A Confederação está cumprindo seu papel de busca por resultados de alto rendimento, mas também se preocupa com formação das próximas gerações. Um trabalho sério feito pela CBBS”, afirmou Rogério Sampaio.
O Projeto recebe jovens de diversos estados como Pará, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Paraná e do distrito federal. Segundo a CBBS, nos últimos quatro anos, mais de 20 atletas saíram de Ibiúna para Ligas americanas e japonesas. “Além da oportunidade de participar da entrega da nova cobertura dos campos, foi muito importante conhecer o Centro de Treinamento, que desenvolve novos talentos da modalidade”. Ressalta Kenji Saito, gerente de desenvolvimento esportivo do COB.
Centro de Treinamento
Batizado de Centro de Treinamento Yakult, o CT do beisebol em Ibiúna ocupa uma área de 226 mil m² e é uma referência para a preparação das seleções nacionais de beisebol e softbol. O complexo é dotado de três campos oficiais de beisebol, piscina, quadra poliesportiva, campo de futebol, local para treinamento de arremessadores, ginásio coberto, sala de musculação, sala de fisioterapia, refeitório, cozinha industrial, apartamentos e chalés dormitórios, além de um escritório para administração.
Segundo Jorge Otsuka, atualmente cerca de 6.500 atletas do beisebol e do softbol estão federados no Brasil. Ele calcula que o número total de praticantes seja em torno de 25 mil.