A seleção brasileira de vela terminou a fase de classificação com 100% de aproveitamento em sete regatas do evento-teste da SSL Gold Cup, no Lago Neuchâtel, na Suíça. O barco liderado pelo maior medalhista olímpico do País, Robert Scheidt, e que conta com mais oito nomes de peso da modalidade, venceu com sobras as provas contra Omã, Hungria e Estônia. As últimas regatas ocorreram neste sábado (2) com ventos de média para forte intensidade
A decisão do título será neste domingo (3) a partir de 7h (Horário de Brasília) e será apenas uma prova no percurso barla-sota para definir o vencedor. Além do SSL Team Brazil, a decisão terá os barcos da Hungria, Suíça e Croácia. A regata terá transmissão ao vivo do canal da Star Sailors League.
A competição serve como ensaio para a SSL Gold Cup, que será em 2022, também na Suíça no mesmo estilo da Copa do Mundo de Futebol com 56 equipes.
”Tem todo um trabalho de equipe no barco, em cada manobra. Todos são essenciais a bordo e estamos nos entrosando bem nessa semana na Suíça!”, disse a bicampeã olímpica Martine Grael.
A bordo do SSL Team Brazil estão os também bicampeões olímpicos Robert Scheidt e Kahena Kunze, e nomes consagrados da vela como Henrique Haddad (coach), Gabriel Borges, Henry Boening, Juninho de Jesus, Joca Signorini, Alfredo Rovere e André Fonseca.
”O desempenho foi excepcional, não deram chances aos adversários. Só cruzaram uma vez atrás nessas sete provas. O time está dominando o barco e muito confiante a bordo. Agora é a final em uma regata só. Vamos entender a dinâmica dessa regata e velejar pra ganhar”, contou Henrique Haddad, coach do SSL Team Brazil. O atual campeão mundial de Snipe fez os comentários das regatas deste sábado (2) no canal do Youtube da Star Sailors League.
Assista as regatas do sábado (2) — https://youtu.be/RN3CJiitZkM
Os velejadores estão desde a semana passada treinando na Suíça com o barco, que é uma versão do RC44, uma categoria bastante usada em regatas mundiais. O veleiro é one design e todas as equipes participantes da SSL Gold Cup terão o mesmo modelo nas provas.
Resultados oficiais
SSL Team Brazil
1 – Alfredo Rovere – proa
2 – Martine Grael – estratégia & grinder
3 – Henry Boening ‘Maguila’ – Grinder
4 – Kahena Kunze – segundo trimmer e grinder
6 – Juninho de Jesus – pit & runners
7 – Gabriel Borges – trimmer & jib/gennaker
8 – André Fonseca Bochecha: trimmer & grande/trav
9 – Joca Signorini – tática e grinder
10 – Robert Scheidt – timoneiro
20 – Henrique Haddad (Giga) – tripulante, coach e observador.
Gerente: Bruno Prada
Confira o ranking completo em https://www.starsailors.com/ranking.
A SSL Gold Cup será o campeonato ‘final’ do circuito com 56 nações entre os membros da World Sailing, para coroar a melhor nação da vela a cada dois anos. Em um esporte mecânico onde a corrida pela tecnologia às vezes atrapalha a corrida pela glória, a SSL visa a competição igualitária, em que o talento dos velejadores está na vanguarda e os campeões se tornam heróis que inspiram novas gerações. A SSL é um Evento Especial da World Sailing desde 2017.
Como na Copa do Mundo de futebol, as primeiras rodadas de qualificação selecionam os times que avançam para as fases eliminatórias. Todas as regatas são com flotilhas de quatro barcos em cada até as quartas de final. As equipes serão colocadas em chaves, com os oito primeiros colocados garantidos nas quartas-de-final.
Duas flotilhas de quatro competem nas quartas-de-final para selecionar as quatro equipes que participam da única regata da Grande Final. O vencedor da da Grande Final é coroado como a Melhor Nação da Vela. A SSL inventou este formato inovador e os fogos de artifício no final proporcionarão uma conclusão dramática para esta competição global.
Mais informações em https://goldcup.starsailors.com/