Nadador capixaba terminou a final, nesta quarta-feira (6) à noite, em 26s62. Pela manhã, na eliminatória, já havia feito a marca de 26s66, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro
João Gomes Jr garantiu nesta quarta-feira (6) à noite o índice para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste, na Hungria, em julho. Com o melhor tempo do mundo em 2022, o nadador capixaba terminou a final dos 50m peito do Troféu Brasil em 26s62 para vencer a prova e comemorar a vaga para o seu quinto Mundial.
Antes, na eliminatória, pela manhã, João Gomes havia nadado em 26s66. Assim, encerra a competição com os dois melhores tempos do ano. O Troféu Brasil, Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, em sua 59ª edição, está sendo realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro (RJ).
Foi o quinto melhor tempo da carreira de João Gomes, que é o terceiro nadador mais rápido da história da prova. “Em Budapeste, conquistei minha primeira medalha individual e é sempre muito bom voltar para lá. Estou no páreo e agora ‘bora’ para o Mundial de novo”, comemorou o capixaba, que na Hungria em 2017 ficou com a prata.
“A competição não começou como eu queira, como eu vinha treinando, nos 100m, mas consegui colocar a cabeça no lugar, entender o que eu tinha que fazer e garantir essa classificação. Uma conquista muito importante. É continuar trabalhando, para chegar nesse Mundial e lutar por um pódio”, completou.
Segundo nos 100m peito – João Gomes nadou, também, os 100m peito, sem atingir o índice para o Mundial. Foi na segunda-feira (4), na abertura do campeonato. E terminou a prova final em segundo lugar, com 1min00seg01, mesmo tempo que havia feito na eliminatória, quando avançou na primeira colocação.
Desde 2011, o capixaba de 35 anos – atleta do Esporte Clube Pinheiros e que conta também com o apoio de Bolsa Atleta, DUX Nutrition e Maxrecovery – está entre os dez nadadores mais velozes do mundo dos 50m peito. E encerrou a temporada 2021 com a medalha de bronze na prova dos 50m peito no Campeonato Mundial de Piscina Curta, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nos 100m peito, é o atual campeão pan-americano.
Sobre João Gomes Jr. – Dono de três medalhas individuais em Campeonatos Mundiais, prata na Hungria, em Budapeste (2017), bronze na Coréia do Sul, em Gwangju (2019), e bronze nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi (2021), todas nos 50 m peito, João Gomes Jr. foi o quinto colocado nos 100 metros peito nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O nadador acumula também títulos de destaque como o ouro nos 100m peito, em Lima/2019, e ouro nos 50m peito nos Jogos Mundiais Militares de 2019, em Wuhan, na China.