Os barcos Soto 40 que ficam em clubes do litoral sul paulista farão uma regata-treinado neste fim de semana em Santos (SP). Inaê Soto Amstel Ultra, Phytoervas 4Z e King fazem parte de um seleto grupo de times que possuem veleiros rápidos, que se destacam pela velocidade e desempenho. O trio se reunirá para testar os veleiros contra seus pares.
A regata-treino terá o mesmo ambiente de uma competição, com bóias, juízes e barcos de apoio. As equipes poderão testar as largadas, ritmo de prova e novas funções a bordo. Os três veleiros estão inscritos nas principais competições do ano, que incluem Copa Mitsubishi e Semana de Ilhabela.
Agora com o S40, Inaê Amstel Ultra deu um salto de qualidade ao adquirir o barco mais vencedor da última década. O veleiro pertencia ao gaúcho Crioula e a Amstel Ultra teve papel fundamental nesta decisão do investimento no novo veleiro.
”’Tivemos uma mudança de patamar e investimos constantemente em treinos. Hoje temos mais velocidade, visto que o Soto 40 é um veleiro planante, que tem fundo mais achatado e maior área vélica”, disse Bayard Neto, comandante do Inaê Soto Amstel Ultra. ”É um veleiro que tem uma série de diferenciais que o tornam um barco único na vela de oceano. O casco tem as quinas na popa e a geometria das seções verticais do casco propiciam controle e potência em altas velocidades”.
O Soto 40 foi criado na década retrasada como classe de one design projetado pelo renomado argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina. Depois de ficar como categoria de grandes eventos, as equipes fizeram mudanças e começaram a medir na ORC, uma classe de rating.
FICHA TÉCNICA S40 original
Comprimento total: 12,3m
Boca máxima: 3,75m
Calado: 2,6m
Área Vélica: 100m²
Deslocamento: 4,2ton
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do Casco: Fibra de vidro e carbono