Os atletas brasileiros seguem em disputas internacionais da vela olímpica nesta semana. Destaque para a tradicional Hempel World Cup Allianz Regatta 2022, etapa da Copa do Mundo de Vela, que ocorre em Medemblik, na Holanda.
A competição, que começou com pouco vento, conta com quatro representantes brasileiros: João Siemsen e Marina Arndt (Nacra 17), que estão em terceiro, Bruno Lobo (Fórmula Kite), em nono, e Maria do Socorro (Fórmula Kite), em 17º.
Todos os atletas tiveram resultados importantes nos últimos meses, com o mais recente sendo do maranhense Bruno Lobo, que ganhou a etapa do Campeonato Espanhol de Kitesurf na última semana, vencendo 10 das 12 regatas realizadas na cidade de Palamós. A também maranhense Maria do Socorro Reis finalizou em segundo lugar o Campeonato Asiático de Fórmula Kite.
A dupla de Nacra 17, João Siemsen e Marina Arndt, ficou em 12° de 39 barcos no disputado Trofeo S.A.R Princesa Sofía 2022, em Palma de Mallorca, na Espanha. Os dois esperam evolução em Medemblik nesta semana.
”Nossa expectativa é sair daqui sentindo que velejamos melhor do que no nosso último campeonato, e pontuarmos nossos erros e acertos com a flotilha para seguirmos treinando rumo ao mundial, nosso objetivo principal do ano”.
”O objetivo das competições no exterior é nos manter em contato com a flotilha. Sempre que treinamos ou competimos por aqui voltamos para casa com muito mais conhecimento e um bom parâmetro para seguirmos nossos treinos”, disse Marina Arndt.
A Nacra 17 está desde a Rio 2016 no calendário olímpico. No Jogos do Brasil, Samuel Albrecht e Isabel Swan foram finalistas. Em Tóquio 2020, Samuel teve Gabriela Nicolino Sá e também repetiu a posição de 10º do mundo.
Outro destaque da preparação olímpica rumo a Paris 2024 ficou para as bicampeãs de 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze. As duas fizeram mais um mês de treinamento e competições na Europa, com destaque para o ouro da Semana Olímpica de Hyères e o prata no Trofeo S.A.R Princesa Sofía 2022.
E na última semana, terminou o Campeonato Mundial de Laser (ILCA 7) em Puerto Vallarta, no México, sede do Pan de 2011. A competição contou com 126 atletas e teve o francês Jean-Baptiste Bernaz em primeiro. O Brasil foi representado pelo Bruno Fontes, que ficou em 36º e fez sua 21ª participação em campeonatos mundiais.
Sobre a CBVela
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.