O triatleta Fernando Toldi, em seu segundo Ironman, voltou a cravar menos de 8 horas na maior prova da modalidade. Com 7h57min54, foi o sexto colocado no Ironman Kalmar, na Suécia, neste domingo (21). O campeão foi o britânico Alistair Brownlee, com 7h38min47, seguido pelo belga Pieter Heemeryck, com 7h46min38 e o alemão Franz Loeschke, com 7h49min17.
Toldi quebrou a barreira das 8 horas pela primeira vez em maio deste ano, no Ironman Brasil, em Florianópolis, entrando um grupo de cerca de 40 triatletas a realizar esse feito. A prova do primeiro semestre foi sua estreia nos de 3.860 metros de natação, 180.25 km de ciclismo e 42.2 km de corrida da prova, que o atleta quer ter como distância principal. Na Suécia, o nível técnico dos competidores impôs uma disputa muito dura.
“Saí no segundo grupo, depois de uma natação abaixo das minhas expectativas,. Fiz um pedal acima do planejado e uma maratona sofrida, com fortes dores na panturrilha”, explicou Fernando Toldi. “Estou muito contente, pois sei que mais uma vez entreguei tudo o que tinha. Sigo evoluindo e já planejando disputar mais um Ironman ainda este ano.”
Sobre o atleta
Fernando Toldi é bicampeão do Troféu Brasil de Triathlon (2016 e 2017 ) e vencedor de mais 10 etapas do Rio Triathlon, um dos principais circuitos de triathlon do País. Especialista em provas de longa distância, tem no currículo mais de 15 pódios em provas de IRONMAN 70.3, provas que integram o calendário do Circuito Mundial de Ironman.
O atleta é patrocinado pela Rede D’Or São Luiz, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa da Secretaria Especial do Esporte, Ministério da Cidadania e Governo Federal.