Apenas seis meses foram necessários para transformar a realidade das crianças e adolescentes da Escolinha de Triathlon Formando Campeões em Aracati, Ceará. Além de ensinar as técnicas do nada, pedala e corre, o projeto promoveu o desenvolvimento social dos alunos, com foco em valores como disciplina, respeito, responsabilidade e dedicação.
Referência no desenvolvimento das categorias de base, a Escolinha de Triathlon tem como bandeira educar por meio do esporte. Assim, oferece a alunos entre 8 e 16 anos do ensino público a chance de praticar uma modalidade olímpica com estrutura profissional, de forma gratuita. Em Aracati, as atividades começaram em abril, beneficiando 50 crianças e adolescentes.
“A evolução das crianças é notória. Muitas vêm de uma realidade difícil, e chegaram aqui agressivas ou desmotivadas. Hoje, todas são muito disciplinadas, sociáveis, comprometidas com o esporte. Não só melhoraram muito nas técnicas do triathlon, como também aumentaram o rendimento escolar, com boas notas” destaca o professor Nathan Costa Camurça.
A transformação também se estendeu às famílias dos alunos, impactando toda a comunidade. “Acabamos promovendo ainda a socialização dos pais e mães das crianças. Muitos ficavam sozinhos em casa, ou trabalhando, e se isolavam. Agora, com a Escolinha, sempre temos aqueles que ficam para assistir aos treinos e conversam entre si, vão criando amizade. Isso forma toda uma rede de apoio em torno das crianças e do projeto”, observa o professor Nathan.
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Aracati, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aracati.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões