A igualdade de gêneros é uma conquista do projeto social que vem mudando a vida das crianças em Aracati. Na Escolinha de Triathlon Formando Campeões, as meninas têm espaço garantido e mostram que um dos esportes mais exigentes também é para elas. A jovem Suyane Nascimento, de apenas 11 anos, é um dos destaques da turma.
A evolução de Suyane nos treinos chama a atenção. Com muita habilidade em todas as modalidades do triathlon, foi a única menina do núcleo Aracati no Campeonato Cearense, no início de outubro, e ficou com a medalha de prata na categoria 12 anos. Ela já é vista como exemplo e carrega a responsabilidade de representar as triatletas mirins do projeto.
“A Suyane chegou aqui sem conhecer o esporte, e sem saber nadar. E evoluiu muito, não só no esporte como socialmente. Ela se tornou mais dedicada, disciplinada, com um grande senso de responsabilidade”, elogia o professor Nathan Costa Camurça, do núcleo Aracati da Escolinha de Triathlon.
Os valores aprendidos com a rotina do nada, pedala e corre também foram importantes para Suyane dentro de casa. A menina precisou assumir as tarefas de casa e ajudar a cuidar da mãe, parcialmente cega.
“Hoje em dia eu chego em casa e ela já tem o almoço preparado, tudo pronto. Ela também melhorou na escola. As notas da Suyane tinham baixado, mas agora todos os professores a elogiam”, conta a mãe, Rocicleide de Oliveira Silva, orgulhosa. “Ela pensa muito em ser triatleta profissional. O que eu quero mesmo é que ela sirva de exemplo e mostre que as meninas podem tanto quanto os meninos, talvez até mais, em tudo o que quiserem.”
Metas da Agenda 2030 na Escolinha
A formação de crianças e adolescentes por meio do esporte é a principal missão da Escolinha de Triathlon Formando Campeões. Mais do que as técnicas do nada, pedala e corre, a equipe técnica segue diretrizes pedagógicas para orientar os triatletas mirins em questões como organização pessoal, disciplina e respeito aos pais e professores.
Essas diretrizes também estão de acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a ONU, com a qual o projeto está comprometido. A Escolinha busca atingir esses objetivos de forma individual, com ações de conscientização com os alunos, e coletiva. Faz parte do projeto o compartilhamento dos equipamentos de treino, a preocupação com uma educação escolar de qualidade, adoção da igualdade de gêneros no número de alunos e professores.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões, iniciada há sete anos em Curitiba (PR), é hoje um modelo de formação da modalidade no País. Idealizado pelo atleta olímpico curitibano Juraci Moreira, contempla 920 crianças e adolescentes em 18 núcleos espalhados por Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Ceará.
Em Aracati, a Escolinha de Triathlon Formando Campeões tem execução da Federação de Triathlon do Ceará e apoio da Prefeitura de Aracati.
Curta a Fã page – Escolinha de Triathlon – Formando Campeões