O baiano Allan do Carmo se aposentou da maratona aquática neste final de semana. Um dos maiores nomes do Brasil na história do esporte, ele para aos 33 anos. A última competição do agora ex-atleta foi a travessia Itaparica-Salvador, no último sábado (10). O nadador terminou em quarto lugar.
No somatório dos dois naipes, a competição teve 180 nadadores.Entre os homens, o título ficou com o estreante goiano Diogo Villarinho. Allan, aliás, deu algumas dicas para o jovem militar sair com o ouro e nadar os 12 km em 1h42min36s. Entre as mulheres, a vitoriosa foi Viviane Jungblut.
“O grupo começou indo muito para a direita, o pessoal focou muito no Farol, o Alan já havia me falado mil vezes para não olhar para o Farol porque engana muito. É quase 1 km de distância e, às vezes, de longe, a impressão que se tem é que você está indo para o lugar certo, mas está indo para o lugar errado. Eu foquei no Yacht Clube e fui até o final. O pessoal errou o percurso e eu abri pro pelotão e fui feliz com a vitória”, comentou Allan, ao BNews.
Entre Allan e Diogo, a prova teve Matheus Evangelista em segundo e Ronaldo Zambrano na terceira colocação. Henrique Figueirinha ficou em quinto. Carmo, aliás, é o maior vencedor da prova, com cinco títulos, empatado com Lourival Quirino. O recorde, porém, é do baiano: 1h34min08s.
“Ano passado, eu já tinha pensado em parar e conversei com Fernando (Possenti, treinador), que me pediu para nadar mais uma seletiva olímpica. Depois disso, falei para ele que neste ano gostaria de encerrar a carreira na Travessia de Salvador e ele acatou meu pedido dizendo que seria uma decisão minha e que me apoiaria.”, revelou Allan.
Além do maior vencedor da prova, Allan do Carmo encerra a carreira com duas medalhas em Campeonatos Mundiais: prata em Kazan-2015 e bronze em Barcelona-2013, ambos na categoria por equipe de 5 km.
O nadador teve ainda um bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007,quando ficou em terceiro na prova dos 10 km. A carreira de Allan contabiliza também 3 ouros em Sul-Americanos (dois em 2014 e um em 2006) e uma prata, em 2010.