Etiene Medeiros esteve no Núcleo de Alto Rendimento de São Paulo (NAR), na capital paulista. A nadadora pernambucana foi uma das participantes da reunião que a Atletas pelo Brasil (APB) promoveu com a ministra do Esporte, Ana Moser, na sexta-feira (10). O objetivo: compartilhar ideias e apresentar medidas consideradas fundamentais como políticas públicas para o esporte: o Sistema Nacional de Esporte, o Plano Nacional de Esportes e o Fundo Nacional de Esportes, pleiteando suas aprovações. Assim como debater formas de construir isso de forma conjunta.
A Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos e trabalha pela melhoria da legislação e de políticas públicas esportivas no Brasil. Etiene elogiou a iniciativa e a oportunidade de debater o esporte com outros atletas, técnicos e a presença de Ana Moser, hoje à frente do Ministério do Esporte.
“Foi uma reunião muito produtiva. Uma iniciativa muito legal de aproximar as pessoas que vivem o dia a dia do esporte, estruturar essa pauta de políticas públicas, voltada ao esporte para a vida, esporte para todos”, destacou Etiene, fundadora do Instituto Etiene Medeiros (IEM).
O Brasil é considerado o país mais sedentário da América Latina. E no encontro foi destacada a busca por somar esforços com o Ministério do Esporte na implementação de políticas públicas que proporcionem a prática da atividade física para a maioria da população.
São ações que vão de encontro aos projetos de Etiene. A nadadora pernambucana busca sempre fazer a diferença indo além das piscinas, com o objetivo de inspirar e ser exemplo no esporte e, também, na vida. Desde que foi criado, em 2021, o IEM tem contribuído para a formação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com diferentes atividades educacionais e esportivas acessíveis a todos, em Recife.
Etiene Medeiros – Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Sobre o IEM – O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.