A Internacional Chaoyang 2023 chegou ao fim neste domingo (30), com o terceiro e último dia da terceira etapa da temporada, em Arcos (MG). Desta vez, as provas foram de XCM, a Maratona. Os destaques ficaram por conta de Karen Olimpio e Lúcio Otávio, que venceram no Elite (profissional). Eles são atletas da Audax e do Mercado da Bike, respectivamente.
Ao todo, foram mais de 33 categorias, incluindo a própria Elite, além de amadoras, PCD (Pessoas com deficiência) e e-bike. As outras duas etapas também foram em Minas, mas em Itabirito, em março, terra de Lúcio Otávio, e Ouro Branco, em maio. Ele é pentacampeão brasileiro de MTB.
No Elite, as corridas foram de percurso longo (66 km), mas também houve corridas no percurso reduzido (44 km). A altimetria variou de 711m a 1027m. As corridas foram pela manhã. Pela tarde, rolaram as premiações, além de shows de música e muitas opções de alimentação.
Karen Olimpio completou a sua prova em 2h47m44s, contra 2h54m05s de Maria Castro Gonzalez, e 2h57m22s de Ana Laura Moraes. Após a prova, ela comentou sobre o seu desempenho na Internacional Estrada Real Chaoyang 2023. Além do XCM, ela também venceu no XCC (cross country short track) na sexta-feira e no XCO (cross country olímpico), no sábado.
“Estou muito feliz e motivada e estava vindo de vitória no Brasileiro, no último final de semana. Das nove provas da temporada, ganhei três aqui, três em Ouro Branco e uma em Arcos. Dei o meu melhor. Na prova de hoje (domingo), quis mais curtir, mas em determinado momento, quis mais coisa “, comentou Karen.
Lúcio Otávio também competiu no XCC e no XCO, mas sem pódio. Ele destacou que chegou em Arcos focado em ganhar a maratona. Ele completou a prova em 2h18m58s, seguido pelo chileno Ignacio Gallo, com 2h18m59, e Shermann Trezza, com 2h19m00s.
“É a primeira vez que eu corro aqui em Arcos. Neste ano, foquei na maratona, mas também competi no XCC e no XCO, ficando em 10º e 15º, respectivamente. Sabia que este seria o meu melhor dia. Foi uma prova com muita troca de posições até os metros finais. Fico muito feliz e é um gás a mais. O percurso foi muito bacana”, destacou o atleta.
Foto: Alemão Silva/Divulgação