Com a introdução dos componentes Shimano GRX mecânico de 12 velocidades, a Shimano continua seu legado de inovação, como criadora de componentes específicos para Gravel. Com raízes na simplicidade, confiança e na aventura, a nova linha GRX de 12 velocidades oferece mais opções de mudanças, juntamente com uma ergonomia incomparável, para que os ciclistas tirem o máximo proveito de cada aventura em terrenos não pavimentados, onde quer que seja.
Com foco na essência do pedal Gravel, o Shimano GRX mecânico, recebe a atualização para 12 velocidades proporcionando desempenho de alto nível sem exagerar em valores. Como o Gravel tem a ver com expressão pessoal e liberdade para escolher como e onde pedalar, Shimano GRX inclui 3 personalidades exclusivas de transmissão mecânica de 12 velocidades para cobrir todo o espectro de ciclistas e roles.
Imbatível – SHIMANO GRX 1X12 com 10-45D – Ciclistas que adoram perseguir seus recordes pessoais ou daquela batalha ao final de uma corrida, vão apreciar os passos de marcha da configuração RX820 1×12 ‘Imbatível’, com um cassete 10-45D emparelhado com uma coroa de 40 ou 42 dentes. Tal como seu antecessor de 11 velocidades, o RX820 proporciona mudanças suaves e confiáveis, apresentando uma gama de velocidades mais ampla e engrenagem extra, tornando mais fácil encontrar a cadência ideal para manter sua posição no grupo.
Essa configuração emprega o câmbio traseiro de cage médio, projetado para ser usado com cassete de 10-45D e inclui o Shimano SHADOW RD+ estabilizador de corrente, integrado, possibilitando trocas de marcha silenciosas e gerenciamento da corrente mais seguro em terrenos difíceis.
Imparável: SHIMANO GRX 1×12 com 10-51D – Para pedais de um ou de vários dias, aventuras com subidas duras, o novo ‘imparável’ RX820 1×12 apresenta o cassete de ampla gama da Shimano 10-51D, juntamente com uma coroa de 40- ou 42-dentes. Essa configuração entrega marchas ideais para escalada em subidas mais íngremes e áreas mais montanhosas. A configuração ‘Imparável’ de 1×12 velocidades inclui um câmbio traseiro RD-RX822-GSG de cage longo com estabilizador de corrente SHADOW RD+, otimizado para uso com um cassete 10-51D.
A novidade nessa geração do GRX é a capacidade de alterar ou substituir o cage do câmbio entre as opções 1×12. Isso significa que se você precisar substituir seu cage ou sua engrenagem precisar ser trocada, você não precisará comprar um câmbio totalmente novo.
Além disso, a Shimano traz sua comprovada tecnologia MICRO SPLINE de cubos para mountain bike, para o gravel com especificações GRX mecânicas de 1×12. Esse design de freehub de alumínio leve, integra-se perfeitamente com engrenagens superiores a 10 dentes e apresenta estrias menores e mais espaçadas que limitam os danos às engrenagens ao longo do tempo.
Sempre pronto – SHIMANO GRX 2×12 – Para ciclistas que buscam o melhor dos dois mundos, o novo sistema de marchas do RX820 2×12 Sempre Pronto, utiliza coroas dianteiras otimizadas para gravel 48/31D cominadas com cassetes 11-34D ou 11-36D. Esta configuração entrega alcances ultra-amplos para girar em cadência confortável quando cruzando planícies, batendo em estradas de terra onduladas, ou atacando uma subida pesada nos arredores.
Esta opção entrega mudanças mecânicas precisas, dianteiras e traseiras, e apresentam o SHADOW RD+ com estabilizador de correntes para segurança maior do sistema de transmissão e terrenos acidentados. Ele mantém passos de marcha mais próximos, ideal para mudanças súbitas de cadência durante competições e pedais em grupo no fim de semana. A especificação de 2×12 interage perfeitamente com a maioria das rodas de 700c existentes, graças ao uso do corpo do FREEHUB HG, testado e comprovado.
Ergonomia e freios atualizados – A distinção ergonômica do GRX continua com suas alavancas de mudança/freio redesenhadas. Agregando mudança de 12 velocidades sem qualquer volume adicional da alavanca, as alavancas da série RX820 foram concebidas para proporcionar conforto durante o dia todo quando utilizando guidão drop com a curvatura aberta (flaire) – um elemento básico do ciclismo de gravel. Ao reduzir os pontos de pressão ao aumentar a área de superfície, suas mãos ficarão menos cansadas e você terá melhor controle ao testar seus limites.
As novas alavancas de mudança/freio GRX oferecem mudanças de marcha mecânicas leves e responsivas de 12 velocidades Enquanto o manete esquerdo do grupo 2×12 GRX SEMPRE PRONTO, oferece incomparável suavidade das mudanças dianteiras da Shimano, os novos grupos 1×12 transferem funções para o manete esquerdo introduzido pela primeira vez com o GRX original: um modelo apenas com manete de freio e uma opção específica de canote retrátil, que integra perfeitamente frenagem e atuação do canote retrátil.
SHIMANO GRX RX610 – Para o consumidor mais preocupado com o orçamento e para permitir uma faixa de preço mais ampla em bicicletas completes de gravel, a Shimano também atualizou seus pedivelas e alavancas de câmbio da série 600 para configurações 1×12 e 2 x12 que utilizam a tecnologia em cascata da linha de componentes GRX, original da série 800.
As principais características incluem capa do STI texturizadas e revestimento anti-derrapante da alavanca de freio que reforça o controle em terrenos acidentados. Os novos pedivelas oferecem opções de engrenagens que atendem especificamente às demandas de pedaladas em gravel. O pedivela RX610 2×12 possui coroas 46/30 e está disponível em comprimentos de braço de pedivela 165mm, 170mm, 172,5mm e 175mm. O pedivela RX160 1×12 tem as mesmas 4 opções de comprimento de pedivela e está disponível em aço altamente durável 38D (uma nova opção de coroa) e coroas 40D para combinar com um cassete 10-45D ou 10-51D.
SHIMANO RX880 Rodas de Gravel em carbono – Juntamente com os componentes mecânicos GRX, a Shimano também está introduzindo uma roda para Gravel em carbono atualizada, construída especificamente para lidar com os rigores da pilotagem em estradas de terra. O novo RX880 é 64 gramas mais leve o par, do que seu antecessor e apresenta a mesma altura de aro de 32mm para aceleração e subida mais rápidas. As rodas RX880 estão preparadas para tubeless e empregam uma largura de aro interno progressiva de 25mm, adequada para pneus de 32mm a 50mm de largura.
Compatibilidade user-friendly aprimorada ainda mais por meio de um design de cubo direct engagement renovado, emprestado das rodas DURA-ACE, que converte facilmente entre corpos de cubo de roda livre de 12 velocidades MICRO SPLINE e HGL2. Possui engate rápido e eficiente para aceleração rápida, independentemente da superfície de rodagem. Cubos e aros RX880 utilizam 24 raios J-bend dianteiros e traseiros que maximizam a força e confiabilidade , não importa o quão aventureiro seja seu próximo passeio.