O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação, segue com suas ações no mês de outubro, chegando agora a sete estados e 11 cidades. Em nove dos municípios, os módulos serão ministrados de forma presencial e, em dois, no formato EaD. A capacitação reunirá 620 profissionais, entre professores, gestores, coordenadores e diretores, com a metodologia baseada nos princípios do esporte educacional, e que deverá beneficiar cerca de 46 mil alunos.
As 11 cidades estarão dando sequência ao Projeto Formações IEE com a realização de novo módulo. Serão ações nos estados da Bahia (Juazeiro), Minas Gerais (Arinos e Cachoeira Dourada), Pará (Barcarena), Paraíba (Campina Grande, João Pessoa e Pedra Lavrada), Paraná (Rolândia e São Mateus do Sul), Santa Catarina (Canoinhas) e São Paulo (Jundiaí).
O módulo 3, Pedagogia do Esporte, será ministrado, de forma presencial, em Juazeiro, na terça-feira, dia 3; em Rolândia, na sexta-feira, dia 6; em Jundiaí, no dia 16, com apoio de Dow via Lei de Incentivo ao Esporte/Governo Federal; em São Mateus do Sul (PR), com apoio de WestRock via LIE/Governo Federal, e João Pessoa (PB), com apoio de Novellis via LIE/Governo Federal, ambos no dia 17; e Canoinhas (SC), com apoio de WestRock via LIE/Governo Federal, no dia 19.
Já o módulo 4, Sistema Protege, no formato em EAD, realizado na Plataforma Moodle IEE, chega a duas cidades da Paraíba: Pedra Lavrada, com apoio de CTG via LIE/Governo Federal, terá webinários nos dias 17 e 18; e Campina Grande (PB), no dia 26.
Três municípios encerram as atividades formativas, com o módulo 5 – Evento de Esporte Educacional e Seminário Boas Práticas -, em ações presenciais: Barcarena (PA), com apoio de Ultracargo via LIE/Governo Federal, no dia 4, quarta-feira; Cachoeira Dourada (MG), com apoio de Bayer via LIE/Governo Federal, nos dias 23 e 24; e Arinos (MG), com apoio de CTG via LIE/Governo Federal, no dia 24.
“Estaremos dando sequência ao Projeto Formações IEE em 11 cidades, com ações que aproximam o Instituto das redes municipais de ensino, integrando a teoria e a prática, proporcionando um aprendizado diferenciado”, destaca Adriano Rossetto, coordenador pedagógico do IEE.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 22 anos de atuação e já capacitou mais de 61 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.
Os módulos – A ação Pedagogia do Esporte é praticada e vivenciada por meio de jogos da cultura popular, atendendo aos critérios do “bom jogo”: imprevisibilidade, desafios e sucessos, novas aprendizagens, gerenciamento pelo jogadores e participação ativa.
No Sistema Protege é realizado o seminário de boas práticas pedagógicas, com apresentação de jogos e estratégias desenvolvidas pelos professores em suas aulas, a partir dos conteúdos estudados e vivenciados nas formações. As vivências dos jogos fomentarão a discussão da metodologia de esporte educacional.
Já o Seminário de Encerramento de Projeto marca o ápice das atividades formativas, representando um momento de avaliação e celebração de conquistas, quando os professores apresentam suas experiências e realizações nas escolas, fruto das formações. Os formadores ainda realizam um workshop de jogos demonstrando como utilizar a ferramenta Sistema Didático Protege nas aulas e em eventos de Esporte Educacional.
O Projeto Formações IEE tem como financiadores Vale, Bayer, Ultragaz, Ipiranga, Ultracargo, Novelis, WestRock, CTG Brasil e DOW, via Lei de Incentivo ao Esporte /Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,4 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 61 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia está presente em 1.437 municípios brasileiros, com 9.964 núcleos e escolas atendidos.
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.